Formação Inicial Docente em Questão: o PIBID na Licenciatura em Informática
Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades de atuação dos bolsistas do PIBID, bem como compreender as especificidades do Curso de Licenciatura em Informática na escola pública. Os bolsistas estão vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/Zona Norte, atuando em escolas públicas na Zona Norte da cidade de Natal/RN. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, bem como o relato de experiência da atuação dos bolsistas desde o período de 2010. Observa-se que o PIBID representa uma significava oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática educativa dos Licenciandos inseridos no programa.
Referências
Bezerra, L. N. e Silveira, I. F. Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso. XIX Workshop sobre o Ensino de Computação. Anais do CSBC 2011. Natal: SBC, 2011.
Brasil, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 17 mai. 2014.
Brasil, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Portaria Nº 096, de 18 de Julho de 2013. Disponível: [link]. Acesso em: 17 mai. 2014.
Canan, S. R. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Rev. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 04, n. 06,p. 24-43, jan./jul. 2012. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 17 mai. 2014.
Cunha, M. I. Formação de professores e currículo no ensino superior: reflexões sobre o campo político-epistemológico. In: Moraes, Maria Célia; Pacheco, José Augusto; Evangelista, Maria Olinda (Orgs.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.
Gaspar, M. L., Ribeiro, E. A. e Silva, K. G. O ensino da Computação, o PIBID e a formação inicial: primeiras aproximações com o objeto de estudo. Anais do II Colóquio Nacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal:IFRN, 2013.
IFRN: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Informática na Modalidade Presencial, 2012. http://portal.irn.edu.br. Acessado em Abril/2014.
Lopes, J. J. A introdução da informática no ambiente escolar, 2002. Disponível em: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm. Acesso em: Abril de 2013.
Quiles, C. N. S. O Uso do Computador na Escola: Mapeando os "Modos de Ensinar" na Sala de Tecnologias Educacionais (STE). Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Paraná, PUCPR, 2009.
UFPR: Universidade Federal do Paraná. Linux Educacional 5.0. Disponível em: http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/. Acesso em Maio de 2014.
Valente, J. A. e Almeida, F. J. Visão Analítica as Informática no Brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 1, 1997.