Pensamento Computacional para alunos do ensino básico do sertão baiano

Resumo


Diversos países têm buscado inserir a computação em seus currículos escolares, pois identificam que é uma forma útil para alcançar o desenvolvimento da sociedade. No Brasil, o ensino computacional ainda ocorre de forma desconectada do currículo e algumas regiões são menos favorecidas por tais ações. Apresentamos neste trabalho um curso de computação criativa voltado para alunos do ensino fundamental de uma cidade do interior da Bahia. Verificamos o desenvolvimento de habilidades como criatividade, colaboração entre outras que são pouco estimuladas em ambientes de ensino tradicional.

Palavras-chave: pensamento computacional, computação criativa, ensino básico

Referências

Bocconi, S., Chioccariello, A., Dettori, G., Ferrari, A., and Engelhardt, K. (2016). Developing computational thinking in compulsory education. Jrc science for policy report, European Commission, Joint Research Centre.

CSTA and ACM (2016). CSTA K–12 Computer Science Standards. The National Academies Press, Washington, DC.

Cutumisu, M., Adams, C., and Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676.

Gal-Ezer, J. and Stephenson, C. (2014). A Tale of Two Countries: Successes and Challenges in K-12 Computer Science Education in Israeland the United States. ACM Trans. Comput. Educ., 14(2):8:1–8:18.

Heintz, F., Mannila, L., and Färnqvist, T. (2016). A review of models for introducing computational thinking, computer science and computing in k-12 education. In2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.

BGE (2020). Portal cidades. https://cidades.ibge.gov.br/. [Online; accessed 12-June-2020].

Lima, P., Vieira, P., and Brandão, L. (2019). Ensino de algoritmos, programação e matemática: panorama e estudo de caso para estudantes de escolas públicas brasileiras. In: Anais do WIE, volume 25, page 697.

Mohaghegh, D. M. and McCauley, M. (2016). Computational thinking: The skill set of the 21st century. IJCSIT, 7(3):1524–1530.

Santos, J. A., Bittencourt, R., Dias, A. M., and de Santana, B. S. (2019).Pensamento computacional para alunos do ensino fundamental de escolas públicas em uma cidade de pequeno porte um relato e análise de experiência. In: Anais do WIE, volume 25, page 296.

Santos, P. S. C., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In: FIE 2018 – IEEE Frontiers in Education Conference, pages 1–8. IEEE.

SBC (2018). Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Computação sobre a BNCC-EF e a BNCC-EM. [link]. [Online; accessed 05-June-2020].

Torres, F., Junior, M., Dantas, R., Mascena, L., and Damasceno, A.(2018). Ensinando o pensamento computacional usando linguagens de programação no alto sertão da paraíba. In: Anais do WIE, volume 24, page 660.

Voogt, J., Erstad, O., Dede, C., and Mishra, P. (2013). Challenges to learning and schooling in the digital networked world of the 21st century. Journal of computer assisted learning, 29(5):403–413.

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, Beatriz S. de; SANTOS, José Amancio M.. Pensamento Computacional para alunos do ensino básico do sertão baiano. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 01-10. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217174.