Experiências do Desenvolvimento e da Validação de um Aplicativo Gamificado para Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

  • Luiz H. B. Wessling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo Jr. Varela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adair J. Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gustavo Y. Sato Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


Este artigo apresenta uma aplicação para auxilio no processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS de forma gamificada. A ideia central é que tanto pessoa surda como pessoa sem deficiência auditiva possam aprender de forma lúdica a se comunicar em linguagem de sinais pelo uso do aplicativo. A ferramenta oferece: (i) uma aplicação para dispositivos móveis, portanto de fácil acesso; (ii) aprender diversos conteúdos, conforme níveis de dificuldade; (iii) testar os conhecimentos adquiridos e comparar com outros usuários (gamificação). A solução propicia ofertar a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva e a sua comunicação com pessoas sem deficiência.

Palavras-chave: LIBRAS, Aplicativo, Gamificação, Acessibilidade

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Publicado
22/11/2021
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WESSLING, Luiz H. B.; VARELA, Paulo Jr.; ROHLING, Adair J.; SATO, Gustavo Y.. Experiências do Desenvolvimento e da Validação de um Aplicativo Gamificado para Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-18. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217283.