Ensino Remoto de Educação Física: A Experiência com Jogos Interclasses Digitais em uma Escola Pública do Ceará

Resumo


O artigo aborda a necessidade de reformulações dos modelos tradicionais de jogos interclasses, promovidos por escolas públicas de ensino médio, considerando o cenário pandêmico atual. O objetivo é discutir a adoção de metodologias que contemplem jogos digitais nesse tipo de competição. A metodologia do estudo constitui uma microetnografia, visando compreender a contribuição do modelo de interclasses com jogos digitais ao ensino de Educação Física. O estudo aponta que em tempos de isolamento social, o modelo teve um boa adesão por parte da comunidade escolar, inclusive alcançando estudantes que não se identificavam com os modelos tradicionais de jogos interclasses, além de desafiar a professora de educação física a investir em seu próprio processo de formação.

Palavras-chave: Educação física, Interclasse digital, Etnografia

Referências

Erickson, F. (1992) "Etnographic microanalysis of interacion", In: MD. Lecompte, Edited by Millroy, W. L A and Preissle. J, The Handbook of Qualitative Research in Education, Academic Press, New York, p. 201-225.

Green, J. and Castanheira, M. L (1980) "Etnografia interacional como uma lógica-deinvestigação dos processos de construção de oportunidades para aprendizagem" Edited by Spradley, J. Participant observation. Ny. Holt, Renehart & Winston.

Hodges, C. and Moore, S. and Lockee, B. and Trust, T., & Bond, A (2020) "The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, ResearchGate", [link], 7 Julho 2021.

Laville, C e Dionne, Jean. (1999) "A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas". Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG.

McDermott, R. P., Gospodinoff, K., and Aron, J. (1978), "Criteria for an ethnographically adequate description of concerted actions and their contexts", In: Semiotica, v. 24, n. 3-4, p. 245-275.

Reverdito, R. S, et al. (2008) "Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola", Pensar a prática, v. 11, n. 1, p. 37-45.

Rothan, H. A., and Byrareddy, S. N. (2020). "The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak", Journal of Autoimmunity, v. 109, p. 102-433, 2020, https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32113704/, 7 Julho 2021.

Velavan, T. P., and Meyer, C. G. (2020) "The COVID-19 epidemic. Tropical Medicine & International Health", v. 25, n. 3, p. 278-280, 2020, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/, 7 Julho 2021.
Publicado
22/11/2021
P. E SILVA, Valdeir L.; DAVID, Priscila B.. Ensino Remoto de Educação Física: A Experiência com Jogos Interclasses Digitais em uma Escola Pública do Ceará. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 32-42. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217758.