Percepções Técnicas e Sociais de Fatores que Impactam no Desempenho de Práticas de Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia

  • Emanuel Ferreira Coutinho Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-2233-7109
  • Regis Pires Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Virgínia Farias de Sousa Universidade Federal do Ceará

Resumo


Mudanças na rotina de atividades de desenvolvimento de sistemas ocorrem constantemente devido a diversos fatores como tecnologias, recursos e situações excepcionais. Uma dessas atividades é o estágio supervisionado, que promove contato com a realidade profissional, dialogar com profissionais mais experientes, e obter troca de experiências. Devido à pandemia do COVID-19, muitas ações de estágio supervisionado tiveram que se adaptar a uma realidade de execução de atividades de forma remota. O objetivo deste trabalho é analisar percepções dos alunos nas práticas de desenvolvimento de sistemas durante o período da pandemia, em atividades de estágio supervisionado. Para isto, um questionário foi projetado e uma análise qualitativa com Grounded Theory. Como grandes conclusões do trabalho, obteve-se: o ambiente de trabalho é essencial para um bom desempenho das atividades; uma infraestrutura adequada impacta diretamente na produtividade; e sentimentos e problemas pessoais devem ser tratados com cuidado quando da execução de atividades remotas.

Palavras-chave: Estágio supervisionado, COVID-19, Percepções técnicas e sociais, Análise qualitativa

Referências

Aquino Junior, G. e Meira, S. R. d. L. (2009). Towards effective productivity measurement in software projects. In 2009 Fourth International Conference on Software Engineering Advances, pages 241–249. IEEE.

Bezerra, C. I. M., de Souza Filho, J. C., Coutinho, E. F., Gama, A., Ferreira, A. L., de Andrade, G. L. a., e Feitosa, C. E. (2020). How human and organizational factors influence software teams productivity in covid-19 pandemic: A brazilian survey. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’20.

Corbin, J. e Strauss, A. (2014). Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. SAGE Publications, 4 edition.

Ferreira, M., de Lima, J., Santos, H., Oliveira, E., e do Nascimento, J. (2015). Computação para ensino médio na modalidade semipresencial: Uma experiência da disciplina de estágio supervisionado. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 406–415.

Ferreira, T., Viana, D., Fernandes, J., e Santos, R. (2018). Identifying emerging topics and difficulties in software engineering education in brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’18.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 4a. edition.

Mendonça, W., Costa, P. H. T., Cançado, E. C. R., Lima, F., Canedo, E. D., Bonifacio, R., e Amaral, L. H. V. (2020). From dusk till dawn: Reflections on the impact of covid-19 on the development practices of a ramp;d project. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’20.

Oliveira, E., Leal, G., Valente, M. T., Morandini, M., Prikladnicki, R., Pompermaier, L., Chanin, R., Caldeira, C., Machado, L., e de Souza, C. (2020). Surveying the impacts of covid-19 on the perceived productivity of brazilian software developers. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’20.

Ribeiro Mello, A. J., Villas Boas Mello, J. A., Quirino da Silva Souza, K., Lima de Souza, A. L., Alegre da Gama Afonso, H. C., Luiz da Cruz Barbosa de Souza, B., e Peixoto, A. (2017). University-enterprise cooperation for talent development: The case of supervised internship in a brazilian engineering university. In 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 969–976.

Silva, S., Barbosa, A., de Souza, A., da Silva, E., de Oliveira, M., da Silva Neto, S., e dos Santos, W. (2015). Relato de experiência de ensino de computação no ensino fundamental em estágio supervisionado da universidade de pernambuco no campus garanhuns. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação.

Torcate, A. S., de Farias, M. U. F., da Silva, S. R. F., e Martins, C. S. (2018). A inserção de computação como disciplina no ensino fundamental: Desafios e conquistas em estágio supervisionado. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
COUTINHO, Emanuel Ferreira; MAGALHÃES, Regis Pires; SOUSA, Virgínia Farias de. Percepções Técnicas e Sociais de Fatores que Impactam no Desempenho de Práticas de Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 64-74. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218247.