Interdisciplinaridade no ensino de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador com a utilização de tecnologias digitais: um relato de experiência

  • Luciana Mara Freitas Diniz FAPAM
  • Fischer Jônatas Ferreira UFC
  • João Paulo Diniz UFMG

Resumo


Este relato de experiência apresenta a condução de um projeto interdisciplinar entre Engenharia de Software e Interação Humano-Computador em que os alunos foram responsáveis pela elaboração da documentação, da modelagem e da prototipação de uma aplicação computacional, guiadas pela utilização de tecnologias digitais. Foi adotada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como abordagem na qual os alunos se tornam ativos no processo de aprendizagem. Além disso, os alunos responderam um questionário sobre o projeto. Os resultados mostram que o aprendizado declarado, a semelhança com projetos reais, a integração de conteúdos complementares e a experiência como um todo foram consideradas satisfatórias.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos, Interdisciplinaridade, Engenharia de Software, Interação Humano-Computador

Referências

Babbie, E. (1999). Metodos de pesquisas de survey. volume 1. Ed. da UFMG Belo Horizonte.

Barbosa, Simone e Silva, B. (2010). Interação Humano-Computador. Elsevier Brasil.

Bardin, L. (2016). Analise de Conteúdo. Edições 70.

Bessa, B., Cunha, M., e Furtado, F. (2012). Engsoft: Ferramenta para simulação de ambientes reais para auxiliar o aprendizado baseado em problemas (PBL) no ensino de engenharia de software. In Anais do XX Workshop sobre Educação em Informática. Curitiba-PR.

CNE (2021). Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021.

Cordova, P. R., Baade, J. H., e dos SANTOS, A. M. (2020). Problem-based learning (PBL) e interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de engenharia de software. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2078–2093.

Diniz, L. M. F., Pereira, M. V., de Paula, L. J. D., e de Melo Silva, E. C. (2020). Aprendizado baseado em projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, p. 13–18. SBC.

Graaf, E. D. e Kolmos, A. (2003). Characteristics of problem-based learning. International Journal of Engineering Education, 19(5):657–662.

Hirama, K. (2012). Engenharia de software: qualidade e produtividade com tecnologia. Elsevier Brasil.

IEEE e ACM (2015). Software engineering 2014: Curriculum guidelines for undergraduate degree programs in software engineering. Disponível em: https://www.acm.org/binaries/content/assets/education/se2014.pdf. Acesso em: 24 Jul. 2021.

Krajcik, J. S. e Blumenfeld, P. C. (2005). Project-Based Learning, page 317–334. Cambridge Handbooks in Psychology. Cambridge University Press.

Lima, I. F. G. d., Melo, M. C. d., da Silva, W. E., e Falcão, T. P. (2019a). Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no contexto da licenciatura em computação. In: Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, p. 82–87. SBC, SBC OpenLib.

Lima, J. V., Junior, M. d. M. A., Moya, A., Almeida, R., Anjos, P., Lencastre, M., Fagundes, R. A. d. A. F., e Alencar, F. (2019b). As metodologias ativas e o ensino em engenharia de software: uma revisão sistemática da literatura. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, p. 1014–1023.

Mesquita, D., Chagas, R., Lima, R., e Chagas, J. (2018). Assessment models in two project based learning (PBL) approaches: an exploratory study.

Sales, A. B. d., Serrano, M., e Serrano, M. (2020). Aprendizagem baseada em projetos na disciplina de interação humano-computador. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (37):49–64.

Souza, M., Moreira, R., e Figueiredo, E. (2019). Students perception on the use of project-based learning in software engineering education. In Proceedings of the XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, p. 537–546. ACM
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DINIZ, Luciana Mara Freitas; FERREIRA, Fischer Jônatas; DINIZ, João Paulo. Interdisciplinaridade no ensino de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador com a utilização de tecnologias digitais: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 116-127. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218683.