Relato sobre a Utilização de Ferramenta com Realidade Aumentada no auxílio do Ensino-Aprendizagem de Topografia em Cursos Superiores

  • Laura Quevedo Jurgina Universidade Federal de Pelotas
  • João Inácio Moreira Bezerra Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael Piccin Torchelsen Universidade Federal de Pelotas
  • Leomar Soares Rosa Júnior Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Este trabalho apresenta a avaliação de uma ferramenta educacional que utiliza Realidade Aumentada e Interface Tangível para auxiliar os alunos, de curso superior, na compreensão mais eficiente dos tópicos das disciplinas que abordam topografia e cartografia tridimensional. O trabalho foi realizado como uma ação do Grupo PET-Computação, tendo como público alvo alunos dos cursos de Computação e de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade de aplicação da ferramenta, a qual ainda é pouco explorada nas universidades brasileiras. Ainda, o estudo constata que a utilização de Realidade Aumentada e Interface Tangível é bem aceita pela comunidade acadêmica, podendo servir como tecnologia de auxílio aos tradicionais métodos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Topografia, Realidade Aumentada, Ensino-Aprendizagem

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Publicado
22/11/2021
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JURGINA, Laura Quevedo; BEZERRA, João Inácio Moreira; TORCHELSEN, Rafael Piccin; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares. Relato sobre a Utilização de Ferramenta com Realidade Aumentada no auxílio do Ensino-Aprendizagem de Topografia em Cursos Superiores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 128-136. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218688.