A Formação de Pedagogos(as) do Estado de Sergipe para o uso de Tecnologias Digitais Educacionais

  • Elisa Ayane Santos Paes Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Jean C. S. Rosa Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-1041-3162
  • Alessandra C. M. Alves Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Resumo


As tecnologias digitais estão em todos os lugares, inclusive na escola. Apesar dessa ubiquidade das tecnologias digitais, os pedagogos de Sergipe têm sido formados para o uso de tecnologias digitais educacionais? Para explorar respostas para esta questão, foi conduzido um questionário online, com questões aberta e fechadas, na qual houve respostas válidas de 29 estudantes de quatro Instituições de Ensino Superior de Sergipe. A partir das análises realizadas nas respostas dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia foi observado que apesar de em algumas instituições de ensino superior as disciplinas abordarem sobre as tecnologias digitais educacionais, a formação destes estudantes de pedagogia acerca desta temática é insatisfatória.

Palavras-chave: Formação de Professores, Pedagogia, Tecnologias Digitais Educacionais

Referências

Braun, V. and Clarke, V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2), 77–101. doi: 10.1191/1478088706qp063oa

Coelho, J. A. P. M., Souza, G. H. S. and Albuquerque, J. (2020) Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: Jaques, P. A.; Siqueira; S.; Bittencourt, I.; Pimentel, M. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC.

Coracini, E. G. R. (2010) A formação de professores para o uso das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010.

Lakatos, E. M. and Marconi, M. A. (2017) Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.

Marfim, L. and Pesce, L. (2017) Formação do pedagogo para o uso educacional das tecnologias digitais de informação e comunicação: uma revisão de literatura (2006-2014). Laplage em Revista, 3 (2), 9-23.

Marfim, L. and Pesce, L. (2020) Formação inicial do pedagogo para integrar as TDIC às práticas educativas: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, 14, 1-20. doi: 10.14244/198271992544

Sassi, G. P. (2020) Introdução à Estatística Descritiva para pesquisas em Informática na Educação. In: Jaques, P. A.; Siqueira; S.; Bittencourt, I.; Pimentel, M. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC.

Santa Rosa, J. R. O. (2019) Formação Docente Frente às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: o caso dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Sergipe.

Silva, I. C. S. and Fuza, A. F. (2017) Tecnologias digitais na formação de professores em Letras. Trem das Letras, 3 (1), 137-161.
Publicado
22/11/2021
PAES, Elisa Ayane Santos; ROSA, Jean C. S.; ALVES, Alessandra C. M.. A Formação de Pedagogos(as) do Estado de Sergipe para o uso de Tecnologias Digitais Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 160-170. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218178.