A Experiência do Letramento Digital para Professores Municipais do Ensino Básico Durante a Pandemia COVID-19

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o letramento digital ministrado para professores da rede municipal de ensino de Quixadá, como ação de extensão da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. O curso foi ministrado virtualmente para 217 professores da educação básica. O relatório apresenta a metodologia e avaliação realizada com os professores. Como resultado da avaliação, constatou-se que o curso foi de grande relevância, visto que 77,8% dos professores conseguiram aplicar o conteúdo em sala de aula e 19,4% ainda pretendem aplicá-lo.

Palavras-chave: Letramento Digital, Ensino Remoto, Tecnologia da Informação

Referências

Araujo, J. A. S., Brito, S. S., de Amorim, V. J. P., Almeida, S. M. F., and de Assis, G. A. (2020). Formação de profissionais da educação básica na pandemia: Um estudo de caso. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 92–101. SBC.

Clark, R. C. and Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. John Wiley & Sons.

Costa, C. and Ferreira, R. (2020). Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores: desafios e possibilidades. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 282–291, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Daniel, J. (2020). Education and the covid-19 pandemic. Prospects, 49(1):91–96.

de Deus, W. S., Fioravanti, M. L., de Oliveira, C. D., and Barbosa, E. F. (2020). Emergency remote computer science education in brazil during the covid-19 pandemic: Impacts and strategies. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:1032–1059.

Dias, C. R. S. D., de Vilhena, V. V., Rodrigues, P. V. R., da Silva, B. C., da Silva, T. d. N. T., et al. (2020). Formação de professores da educação básica para uso das ferramentas google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 349–358. SBC.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, A., et al. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, 27:1–12.

Joye, C., Moreira, M., and Rocha, S. (2020). Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos decovid-19. Research, Society and Development, 9:521974299.

Junior, V. and Monteiro, J. (2020). Educação e covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2:01–15.

Menezes, S. and Francisco, D. (2020). Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):985–1012.

Moreira, J. A., Henriques, S., and Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, pages 351–364.

Moubayed, A., Injadat, M., Nassif, A. B., Lutfiyya, H., and Shami, A. (2018). E-learning: Challenges and research opportunities using machine learning & data analytics. IEEEA ccess, 6:39117–39138.

Moura, K. M. d. P. (2019). Revisão sistemática sobre letramento digital na formação de professores. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 12(3):128–143.

Nobre, A. P. M. C. and de Oliveira Rodrigues, C. M. (2020). Experiências da formação do docente do ensino superior no google classroom em tempos da pandemia da covid-19. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 339–348. SBC.

Schneider, D., Franco, S. R. K., and dos Santos Sabrito, C. E. (2017). Atividades de ensino no moodle: Implicações da fluência tecnológica digital do professor. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(1).

Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R., Akyempong, K., and Cheung, C.-K. (2013). Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Maria Erilane L. da; GAMA, Anny Alice L.; PINHEIRO, Francisco Victor da S.; BEZERRA, Carla I. M.; TAVARES, Wladimir A.; OLIVEIRA, Paulo de Tarso G.. A Experiência do Letramento Digital para Professores Municipais do Ensino Básico Durante a Pandemia COVID-19. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 171-180. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218218.