Formação de professores da Educação Infantil para o uso de recursos digitais em tempos de pandemia
Resumo
As lacunas em relação ao uso de tecnologias digitais na educação tornaram-se mais evidentes com a pandemia do SARS-CoV-2. Objetivo geral deste trabalho: oferecer formação a professoras de Educação Infantil para o uso de recursos digitais. Objetivos específicos: sondar os principais desafios de professoras da Educação Infantil para o trabalho remoto no contexto da pandemia; oferecer oficinas para apropriação de recursos tecnológicos adequados ao trabalho remoto na Educação Infantil. A metodologia contemplou a sondagem das necessidades docentes e a oferta de oficinas tecnológicas alinhadas com suas expectativas. Os resultados mostraram que as professoras necessitam de uma formação adequada às especificidades da Educação Infantil.
Referências
Brasil (2010). "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.
Brasil (2020). "Conselho Nacional de Educação". Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/07/2021.
Brasil (2018). "Base Nacional Comum Curricular: educação é a base". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.
Costa, D. e Lopes, J. (2016). "Quem Forma se Forma e Reforma ao Formar: uma discussão sobre as TICs na Formação de Professores". Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital, Duque de Caxias, RJ, v. 1, p. 157-194.
Dias, C. R. S. D. et al. (2020). "Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia''. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. DOI: 10.5753/cbie.wie.2020.349
Hitzschky, R. A. et al. (2018). "A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica". In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.568
Kenski, V. M. (2007). "Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação". Campinas, São Paulo, Papirus.
Santos, A. e Teixeira, A. C. (2019). "A Formação de Professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do Século XXI". In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.831