Formação de professores da Educação Infantil para o uso de recursos digitais em tempos de pandemia

  • José Ricardo C. Costa Universidade Federal do Ceará
  • Hanna Almeida Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Maria Auricélia da Silva Universidade Federal do Ceará

Resumo


As lacunas em relação ao uso de tecnologias digitais na educação tornaram-se mais evidentes com a pandemia do SARS-CoV-2. Objetivo geral deste trabalho: oferecer formação a professoras de Educação Infantil para o uso de recursos digitais. Objetivos específicos: sondar os principais desafios de professoras da Educação Infantil para o trabalho remoto no contexto da pandemia; oferecer oficinas para apropriação de recursos tecnológicos adequados ao trabalho remoto na Educação Infantil. A metodologia contemplou a sondagem das necessidades docentes e a oferta de oficinas tecnológicas alinhadas com suas expectativas. Os resultados mostraram que as professoras necessitam de uma formação adequada às especificidades da Educação Infantil.

Palavras-chave: Formação de professores, Educação Infantil, recursos digitais

Referências

Brasil (2002). "Referenciais para Formação de Professores". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC, SEF.

Brasil (2010). "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.

Brasil (2020). "Conselho Nacional de Educação". Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20/07/2021.

Brasil (2018). "Base Nacional Comum Curricular: educação é a base". Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB.

Costa, D. e Lopes, J. (2016). "Quem Forma se Forma e Reforma ao Formar: uma discussão sobre as TICs na Formação de Professores". Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital, Duque de Caxias, RJ, v. 1, p. 157-194.

Dias, C. R. S. D. et al. (2020). "Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia''. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. DOI: 10.5753/cbie.wie.2020.349

Hitzschky, R. A. et al. (2018). "A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica". In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.568

Kenski, V. M. (2007). "Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação". Campinas, São Paulo, Papirus.

Santos, A. e Teixeira, A. C. (2019). "A Formação de Professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do Século XXI". In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.831
Publicado
22/11/2021
COSTA, José Ricardo C.; SOUSA, Hanna Almeida; DA SILVA, Maria Auricélia. Formação de professores da Educação Infantil para o uso de recursos digitais em tempos de pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 181-190. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218300.