Formação (crítica) de professores na EaD: um estudo com base no curso "Uso Educacional da Internet"

Resumo


Tendo em vista a importância da formação docente em meio a significativas transformações impulsionadas pelas novas tecnologias, este trabalho objetiva identificar e discutir possibilidades de formação crítica de professores na educação a distância, de modo especial no curso Uso Educacional da Internet. Para tanto, empreende-se uma pesquisa bibliográfica, o projeto do curso é analisado, assim como alguns dados coletados em uma disciplina e outros gerados por meio de questionários. A partir do estudo, conclui-se que é de suma importância que processos de formação docente apresentem abordagens diversas e não deixem de contemplar um cunho crítico-reflexivo, para que as práticas em sala de aula contribuam para a formação dos sujeitos em um sentido holístico.

Palavras-chave: Formação, Educação a Distância, Estudo de Caso

Referências

ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016 [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 set 2018.

FREIRE, P. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1996.

KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. Autonomia, reflexão e formação de professores. ANPED SUL. Jun. 2006.

LIBERALLI, Fernanda Coelho. Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. 2 ed. Campinas: Pontes Editores, 2010.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de língua. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16 ed. Campinas: Papirus, 2009. 173p.

NETO, F. J. E.; CAMPOS, G. R. de. O impacto do neoliberalismo na educação brasileira. In: Anais do XIII EDUCERE, 2017.

PINHEIRO, P. A. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. In: Calidoscópio Vol. 9, n. 3, p. 226-239, set/dez 2011.

PRATES, J. C. Gestão estratégica de instituições sociais: o método marxiano como mediação do projeto político. Porto Alegre: PUCRS-PPGSS, maio, 1995.

VAN MANEN, M. Linking ways of knowing with ways of being practical. In: Curriculum Inquiry 6. pp. 1977. 205-228.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FAGUNDES, Francieli Aparecida Dias; INOCÊNCIO, Ana Carolina G.; COSTA, Heitor A. X.; PARREIRA JÚNIOR, Paulo Afonso. Formação (crítica) de professores na EaD: um estudo com base no curso "Uso Educacional da Internet". In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 202-211. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.215987.