Formação (crítica) de professores na EaD: um estudo com base no curso "Uso Educacional da Internet"

Resumo


Tendo em vista a importância da formação docente em meio a significativas transformações impulsionadas pelas novas tecnologias, este trabalho objetiva identificar e discutir possibilidades de formação crítica de professores na educação a distância, de modo especial no curso Uso Educacional da Internet. Para tanto, empreende-se uma pesquisa bibliográfica, o projeto do curso é analisado, assim como alguns dados coletados em uma disciplina e outros gerados por meio de questionários. A partir do estudo, conclui-se que é de suma importância que processos de formação docente apresentem abordagens diversas e não deixem de contemplar um cunho crítico-reflexivo, para que as práticas em sala de aula contribuam para a formação dos sujeitos em um sentido holístico.

Palavras-chave: Formação, Educação a Distância, Estudo de Caso

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Publicado
22/11/2021
FAGUNDES, Francieli Aparecida Dias; INOCÊNCIO, Ana Carolina G.; COSTA, Heitor A. X.; PARREIRA JÚNIOR, Paulo Afonso. Formação (crítica) de professores na EaD: um estudo com base no curso "Uso Educacional da Internet". In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 202-211. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.215987.