Formação (crítica) de professores na EaD: um estudo com base no curso "Uso Educacional da Internet"
Resumo
Tendo em vista a importância da formação docente em meio a significativas transformações impulsionadas pelas novas tecnologias, este trabalho objetiva identificar e discutir possibilidades de formação crítica de professores na educação a distância, de modo especial no curso Uso Educacional da Internet. Para tanto, empreende-se uma pesquisa bibliográfica, o projeto do curso é analisado, assim como alguns dados coletados em uma disciplina e outros gerados por meio de questionários. A partir do estudo, conclui-se que é de suma importância que processos de formação docente apresentem abordagens diversas e não deixem de contemplar um cunho crítico-reflexivo, para que as práticas em sala de aula contribuam para a formação dos sujeitos em um sentido holístico.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 set 2018.
FREIRE, P. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1996.
KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. Autonomia, reflexão e formação de professores. ANPED SUL. Jun. 2006.
LIBERALLI, Fernanda Coelho. Formação Crítica de Educadores: Questões Fundamentais. 2 ed. Campinas: Pontes Editores, 2010.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de língua. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16 ed. Campinas: Papirus, 2009. 173p.
NETO, F. J. E.; CAMPOS, G. R. de. O impacto do neoliberalismo na educação brasileira. In: Anais do XIII EDUCERE, 2017.
PINHEIRO, P. A. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. In: Calidoscópio Vol. 9, n. 3, p. 226-239, set/dez 2011.
PRATES, J. C. Gestão estratégica de instituições sociais: o método marxiano como mediação do projeto político. Porto Alegre: PUCRS-PPGSS, maio, 1995.
VAN MANEN, M. Linking ways of knowing with ways of being practical. In: Curriculum Inquiry 6. pp. 1977. 205-228.