Salas de Reuniões Virtuais para Apoio ao Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Uma Análise Comparativa

  • Fabrício Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Emanuel Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Kelisson Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Geisy Anny Venancio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Priscila Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Devido à necessidade de utilizar tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto decorrente da pandemia da COVID-19, houve uma procura por sistemas que emulassem salas de aula virtuais. Para apoiar instituições de ensino e profissionais da educação na escolha destas tecnologias, foi realizado um levantamento de características destes sistemas, permitindo assim, selecionar os melhores no âmbito de apoio ao ensino-aprendizagem para um determinado contexto. Neste artigo, é apresentada uma análise comparativa entre plataformas de videoconferência online que possam ser utilizadas no apoio ao ensino remoto. Como resultado, obteve-se um conjunto de características indispensáveis para quem está à procura de software livre com a finalidade de filtrar os sistemas no apoio ao ensino remoto.

Palavras-chave: Sala Virtual, Ensino Remoto, Análise Comparativa

Referências

Braga, M. (2001). Realidade virtual e educação. Revista de biologia e ciências da terra, 1(1):0.

Bridi, M. A., Bohler, F. R., Zanoni, A. P., Braunert, M. B., Bernardo, K., Maia, F. L., FREIBERGER, Z. B., and GU, O. (2020). O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia covid-19. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade.

Cardoso, C. A., Ferreira, V. A., and Barbosa, F. C. G. (2020). (des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3):38–46.

Ch, S. K. and Popuri, S. (2013). Impact of online education: A study on online learning platforms and edx. In 2013 IEEE International Conference in MOOC, Innovation andTechnology in Education (MITE), pages 366–370. IEEE.

Chen, T., Peng, L., Yin, X., Rong, J., Yang, J., and Cong, G. (2020). Analysis of user satisfaction with online education platforms in china during the covid-19 pandemic. In Healthcare, volume 8, page 200. Multidisciplinary Digital Publishing Institute.

de Oliveira Zilse, S. S., Weber, A. L., and Floriani, J. R. (2021). Graduacão em tempos de pandemia-aulas por vídeo conferência e percepção dos acadêmicos. Revista Paidéi @-Revista Científica de Educação a Distância, 13(23):1–19.

do Prado, M. d. F. W., Kich, S., Webber, C. G., et al. (2016). Avaliação de ferramentas de videoconferência para a plataforma moodle. RENOTE, 14(1).

dos Santos Junior, V. B. and da Silva Monteiro, J. C. (2020). Educação e covid-19:as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2:01–15.

El Khatib, A. S. and Chizzotti, A. (2020). Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela covid-19 ou um grande problema?. Revista EDaPECI, 20(3):26–45.

Garcia, P. S., Malacarne, V., and de Tolentino Neto, L. C. B. (2013). O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da educação básica. Reflexa o e Ação, 21(2):10–33.

Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito.

Hernandez, R. M. (2017). Impact of ict on education: Challenges and perspectives. Journal of Educational Psychology-Propositos y Representaciones, 5(1):337–347.

Kitchenham, B. A. (1997). Evaluating software engineering methods and tools, part7: planning feature analysis evaluation. ACM SIGSOFT software engineering Notes,22(4):21–24.

Maquiné, G. O. (2020). Recursos para avaliação da aprendizagem: estudo comparativo entre ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 299–308. SBC.

Paudel, P. (2021). Online education: Benefits, challenges and strategies during and aftercovid-19 in higher education. International Journal on Studies in Education, 3(2):70–85.

Pereira, I. B., Santos, J., Suárez, P., and de Sousa, M. N. A. (2019). Estudo comparativo de ambientes gamificados no auxílio à aprendizagem. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 01–08.

Singh, R. and Awasthi, S. (2020). Updated comparative analysis on video conferencing platforms-zoom, google meet, microsoft teams, webex teams and gotomeetings. Easy-Chair: The World for Scientists, pages 1–9.

Von Gaudecker, H.-M., Holler, R., Janys, L., Siflinger, B., and Zimpelmann, C. (2020). Labour supply in the early stages of the covid-19 pandemic: Empirical evidence onhours, home office, and expectations.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Fabrício; LIMA, Emanuel; VIEIRA, Kelisson; VENANCIO, Geisy Anny; FERNANDES, Priscila; BREMGARTNER, Vitor; RIVERO, Luis. Salas de Reuniões Virtuais para Apoio ao Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Uma Análise Comparativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 245-254. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218214.