Salas de Reuniões Virtuais para Apoio ao Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Uma Análise Comparativa

  • Fabrício Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Emanuel Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Kelisson Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Geisy Anny Venancio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Priscila Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Devido à necessidade de utilizar tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto decorrente da pandemia da COVID-19, houve uma procura por sistemas que emulassem salas de aula virtuais. Para apoiar instituições de ensino e profissionais da educação na escolha destas tecnologias, foi realizado um levantamento de características destes sistemas, permitindo assim, selecionar os melhores no âmbito de apoio ao ensino-aprendizagem para um determinado contexto. Neste artigo, é apresentada uma análise comparativa entre plataformas de videoconferência online que possam ser utilizadas no apoio ao ensino remoto. Como resultado, obteve-se um conjunto de características indispensáveis para quem está à procura de software livre com a finalidade de filtrar os sistemas no apoio ao ensino remoto.

Palavras-chave: Sala Virtual, Ensino Remoto, Análise Comparativa

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Publicado
22/11/2021
SILVA, Fabrício; LIMA, Emanuel; VIEIRA, Kelisson; VENANCIO, Geisy Anny; FERNANDES, Priscila; BREMGARTNER, Vitor; RIVERO, Luis. Salas de Reuniões Virtuais para Apoio ao Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: Uma Análise Comparativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 245-254. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218214.