Tecnologias Assistivas para Alfabetização de Crianças com TEA: Uma Análise de Aplicativos da Plataforma Google Play

  • Danielle A. Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Letícia C. Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Lia X. Pimentel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Samuel V. da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Geisy Anny Venancio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Priscila Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, e as tecnologias assistivas podem ser inseridas e utilizadas como facilitadoras desse desenvolvimento. Assim, este artigo realizou a análise de quatro aplicativos voltados para a alfabetização de crianças autistas, destacando "Lina Educa", "ABC Autismo", "Aprendendo com Biel e seus amigos" e "Livox", analisando suas funcionalidades e as possibilidades de uso, juntamente com um quadro comparativo evidenciando as características semelhantes e diferentes entre eles. Os dois principais métodos de ensino abordados foram TEACCH e ABA, sendo que estes têm se mostrado abrangentes e eficazes, segundo psicólogos e psicopedagogos, para o ensino-aprendizagem de crianças em processos de aprendizagem e domínio do código alfabético. Portanto, essas técnicas implementadas aos aplicativos validam a aplicabilidade para alfabetização de crianças com TEA.

Palavras-chave: Autismo, Alfabetização, Análise de Aplicativos

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Danielle A.; FARIAS, Letícia C.; PIMENTEL, Lia X.; SILVA, Samuel V. da; VENANCIO, Geisy Anny; FERNANDES, Priscila; BREMGARTNER, Vitor; RIVERO, Luis. Tecnologias Assistivas para Alfabetização de Crianças com TEA: Uma Análise de Aplicativos da Plataforma Google Play. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 255-266. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218491.