Ensino de Criptografia em uma Abordagem Inclusiva para Estudantes do Ensino Médio

Resumo


Trata-se do relato de experiência com o ensino de Criptografia, como conteúdo da disciplina Segurança da Informação, para estudantes do ensino médio integrado em Informática de uma instituição da Rede Federal, por meio da realização de atividades em uma abordagem inclusiva, considerando novos contextos para a participação colaborativa e reflexiva. Ressalta-se a importância dos estudantes na avaliação da metodologia adotada, ao final do processo, para verificar se a aprendizagem foi significativa.

Palavras-chave: criptografia, inclusão, ensino médio

Referências

Alves, M. R. F., Farias, R. S., Oliveira, K. R. S., Medeiros Junior, V., Sousa, W. P., Filgueira, J. D. B. (2019) Análise do Projeto de Extensão de Inclusão Digital e Informática Educativa no Ensino Fundamental da Rede Pública. In: Workshop de Informática na Escola, 25., p. 1214-1218. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1214

Araújo, V. A., Santos, S. K. S. L. (2021) "Integração no processo de ensino e aprendizagem: relato de experiência na formação técnica". In: Educação Profissional e Tecnológica: inclusão, pesquisa, ensino e ação (2021) Orgs.: Silva, Q. P., Santos, S. K. S. L., Cap. 5, p. 60-73

CERT.Br. (2012) "Cartilha de Segurança para Internet". São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. CGI.Br. 142p. Disponível em: https://cartilha.cert.br/livro/cartilhaseguranca-internet.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

Lopes, A. R. S., Cruz, E., Siebra, C. (2018) Uma Análise com Foco Quantitativo sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino da Física. In: Workshop de Informática na Escola, 24., p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.99

Rodrigues, G., Braga, R., Amorim, T. (2019) Criptografia e Segurança Web: um relato de experiência do ensino de conceitos computacionais para crianças. In: Workshop de Informática na Escola, 25., p. 1099-1103. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1099

Santos, S. K., Kondo, C. (2019) Stop motion como estratégia de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos. In: Workshop de Informática na Escola, 25, p. 1044-1048. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1044

Santos, S. K. S. L. (2021) Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília. In: Women In Information Technology (WIT), 15. p. 270-274. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15864

Sassaki, R. K. (1998) "Inclusão: o paradigma da próxima década". Mensagem, Brasilia, 34(83), 29p.
Publicado
22/11/2021
SANTOS, Sylvana Karla S. L.. Ensino de Criptografia em uma Abordagem Inclusiva para Estudantes do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 309-313. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218199.