A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA

  • Lavina Lúcia Vieira Lima UFC
  • Rita de Fátima Muniz EMEF LI Senador Carlos Jereissati
  • Demetrius Abreu de Lima UFC
  • Dennys Leite Maia UFC
  • Mixilene Sales Santos Lima UFC
  • Jaiane Ramos Barbosa UFC
  • Alisandra Cavalcante Fernandes UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


A diversidade cultural tem sido tema em destaque na atualidade, devido ao contato, direto ou indireto, proporcionado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nesse sentido, a escola é espaço em que a aprendizagem sobre outras culturas pode ser sistematiza, promovendo o respeito entre pessoas de lugares diferentes. Um dos potenciais dos laptops educacionais do Projeto UCA é a possibilidade de utilizá-los como ferramentas que favoreçam a realização de diversas atividades. Nesse artigo, apresentamos um projeto sobre diversidade cultural desenvolvido em uma escola UCA a fim de perceber como as atividades foram encaradas pelos participantes do mesmo. Concluímos que diferentes aprendizagens foram realizadas e que o laptop do projeto UCA e suas ferramentas foram essenciais para as aprendizagens.

Referências

BRASIL. "Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop na educação escolar". Brasília: 2007.

CORTESÃO, L.; STOER, S. "A Interculturalidade e a Educação Escolar: Dispositivos Pedagógicos e a Construção da Ponte Entre Culturas". Inovação, Volume 9, nº1 e 2. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

DAYRELL, Juarez Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.

GEERTZ, C. "A interpretação das culturas". Rio de Janeiro: LTC, 1989.

VALENTE, J. A. "Um laptop para cada aluno: promessas e resultados". In: ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de aprendizagem, São Paulo, Avercamp, 2011.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Lavina Lúcia Vieira; MUNIZ, Rita de Fátima; DE LIMA, Demetrius Abreu; MAIA, Dennys Leite; LIMA, Mixilene Sales Santos; BARBOSA, Jaiane Ramos; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; CASTRO FILHO, José Aires de. A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 10-19. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18691.