A gente faz história: tecnologias digitais e trocas culturais entre alunos brasileiros e americanos em uma escola UCA
Resumo
A diversidade cultural tem sido tema em destaque na atualidade, devido ao contato, direto ou indireto, proporcionado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nesse sentido, a escola é espaço em que a aprendizagem sobre outras culturas pode ser sistematiza, promovendo o respeito entre pessoas de lugares diferentes. Um dos potenciais dos laptops educacionais do Projeto UCA é a possibilidade de utilizá-los como ferramentas que favoreçam a realização de diversas atividades. Nesse artigo, apresentamos um projeto sobre diversidade cultural desenvolvido em uma escola UCA a fim de perceber como as atividades foram encaradas pelos participantes do mesmo. Concluímos que diferentes aprendizagens foram realizadas e que o laptop do projeto UCA e suas ferramentas foram essenciais para as aprendizagens.
Referências
CORTESÃO, L.; STOER, S. "A Interculturalidade e a Educação Escolar: Dispositivos Pedagógicos e a Construção da Ponte Entre Culturas". Inovação, Volume 9, nº1 e 2. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
DAYRELL, Juarez Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
GEERTZ, C. "A interpretação das culturas". Rio de Janeiro: LTC, 1989.
VALENTE, J. A. "Um laptop para cada aluno: promessas e resultados". In: ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de aprendizagem, São Paulo, Avercamp, 2011.