Projeto Lótus: Um relato da transformação de máquinas caça-níqueis em computadores de apoio ao ensino fundamental
Resumo
Este artigo descreve o modelo de trabalho adotado pelo Projeto Lótus para a transformação de máquinas caça-níqueis em computadores com o sistema operacional Linux e a suíte educacional GCompris como um esforço para melhorar a inclusão digital nas escolas municipais do ensino fundamental em Balneário Camboriú, SC. Os resultados obtidos entre 2009 e 2012 foram a instalação de 12 laboratórios nos núcleos de educação infantil, 122 computadores e um total de 2.433 estudantes favorecidos.
Referências
BRASIL. Projeto de Lei que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Ministério da Educação, Brasília: 2010.. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 de março de 2012.
DEBIAN. Website oficial do debian. Disponível em http://www.debian.org. Acesso em 23 de março de 2010.
GCOMPRIS. Website oficial do gcompris. Disponível em http://www.gcompris.net. Acesso em 24 de março de 2010.
NERI, Marcelo. Mapa da Inclusão Digital. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2012.
NEVES, Barbara Coelho; GOMES, Henriette Ferreira A inclusão digital e o contexto brasileiro: uma experiência nos domínios de uma universidade. Universidade de Barcelona, 2008. Disponível em: http://goo.gl/15Czn. Acesso em: 01 de agosto de 2012.
MORAIS, Andrei S.; ALMEIDA, Doriedson A. Políticas Públicas para a Informática na Educação: reflexões sobre desafios contemporâneos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2011, Anais..., Aracaju, 2011.
RAABE, Renate O.; BORTOLUZZI, F.; SILVA JR., F.; OLIVEIRA, A. . Uma experiência do uso do Software Livre GCOMPRIS na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belém do Pará. Anais do Workshop sobre Informática na Escola, 2008. p. 332-341.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: numa revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.