Projeto Lótus: Um relato da transformação de máquinas caça-níqueis em computadores de apoio ao ensino fundamental

  • Fabrício Bortoluzzi Univali
  • Hendrig Wernner Univali
  • Ana Carolina R. Carneiro Univali
  • Renate Raabe Univali
  • André Raabe Univali

Resumo


Este artigo descreve o modelo de trabalho adotado pelo Projeto Lótus para a transformação de máquinas caça-níqueis em computadores com o sistema operacional Linux e a suíte educacional GCompris como um esforço para melhorar a inclusão digital nas escolas municipais do ensino fundamental em Balneário Camboriú, SC. Os resultados obtidos entre 2009 e 2012 foram a instalação de 12 laboratórios nos núcleos de educação infantil, 122 computadores e um total de 2.433 estudantes favorecidos.

Referências

BRASIL. Decreto-Lei nº 9215, de 30 de abril de 1946. Proíbe os jogos de azar no Brasil. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília.

BRASIL. Projeto de Lei que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. Ministério da Educação, Brasília: 2010.. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 de março de 2012.

DEBIAN. Website oficial do debian. Disponível em http://www.debian.org. Acesso em 23 de março de 2010.

GCOMPRIS. Website oficial do gcompris. Disponível em http://www.gcompris.net. Acesso em 24 de março de 2010.

NERI, Marcelo. Mapa da Inclusão Digital. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2012.

NEVES, Barbara Coelho; GOMES, Henriette Ferreira A inclusão digital e o contexto brasileiro: uma experiência nos domínios de uma universidade. Universidade de Barcelona, 2008. Disponível em: http://goo.gl/15Czn. Acesso em: 01 de agosto de 2012.

MORAIS, Andrei S.; ALMEIDA, Doriedson A. Políticas Públicas para a Informática na Educação: reflexões sobre desafios contemporâneos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE 2011, Anais..., Aracaju, 2011.

RAABE, Renate O.; BORTOLUZZI, F.; SILVA JR., F.; OLIVEIRA, A. . Uma experiência do uso do Software Livre GCOMPRIS na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belém do Pará. Anais do Workshop sobre Informática na Escola, 2008. p. 332-341.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: numa revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
BORTOLUZZI, Fabrício; WERNNER, Hendrig; CARNEIRO, Ana Carolina R.; RAABE, Renate; RAABE, André. Projeto Lótus: Um relato da transformação de máquinas caça-níqueis em computadores de apoio ao ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 283-281. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18719.