Reflexões sobre o Uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação na Formação do Licenciando de Ciências
Resumo
Busca-se analisar as relações estabelecidas entre os conhecimentos prévios e as propostas de ação pedagógica de licenciandos na área de Ciências concernentes ao uso das TDIC na escola. A pesquisa foi efetivada junto a licenciandos das áreas de Ciências Biológicas e Física, no semestre 2011.2 e se caracteriza como Estudo de Caso. Subdividida nas etapas: conhecimentos prévios; planejamento de aula e análise de dados, utiliza questionários e planos de aula digitais como instrumentos de coleta de dados. Constatou-se que os licenciandos apresentam uma visão aplicacionista do uso das TDIC nas aulas de Ciências, com possibilidades de mudança nos casos em que se colocam a favor da construção do conhecimento a partir da reflexão.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de; ASSIS, M. P. de. Web Currículo: Integração das Tecnologias na Educação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte, 2010. p. 1-33.
ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, abril, 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 15 jun. 2012.
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BARANAUSKAS, M. C. C.; ROCHA, H. V. da; MARTINS, M. C.; DíABREU, J. V. V. Uma Taxonomia para Ambientes de Aprendizado baseados no Computador. In: VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, p. 49-68, 1999.
BASSO, M. A. J. Currículo e Web 2.0: Argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun., 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 20 jun. 2012.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006.
LIMA, L. de; BARROS FILHO, E. M. de; RIBEIRO, J. W.; ANDRADE, R. M. de C.; VIANA, W.; LEITE JÚNIOR, A. J. M. Guidelines for the development and Use of M-Learning Applications in Mathematics. IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine, v. 6, n. 2, p. 1-12, june, 2011.
REZENDE F.; LOPES, A M. de A.; EGG, J. M. Identificação de problemas do Currículo, do Ensino e da Aprendizagem de Física e de Matemática a partir do discurso de professores. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 185-196, 2004.
RICARDO, E. C. Educação CTSA: Obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, novembro, 2007.
RIBEIRO, J. W.; VALENTE, J. A.; FREITAS, D. B. de; MARTINS, D. G.; SANTOS, M. J. C. dos. Integração de Atividades de Educação em Ciências Utilizando TIC: Uma Experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: Seminário
Web Currículo PUC-SP, 1., 2008, São Paulo. Anais do I Seminário Web Currículo PUC-SP, São Paulo, 2008. CD ROM.
STAKE, R. E. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VALENTE, J. A. A Espiral da Aprendizagem e as Tecnologias da Informação e Comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. A Tecnologia no Ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, p. 15-37, 2002.
VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. (orgs.). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.