Formação continuada de professores: rede social na Internet apoiando uma comunidade de prática

  • Gilmara T. Barcelos Instituto Federal Fluminense
  • Liliana M. Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia A. Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


A formação continuada de professores para o uso pedagógico de tecnologias digitais (TD) é sempre um entrave para a inovação e aprimoramento do processo educativo. Tal formação pode se beneficiar do uso de TD, quando essas permitem, por um lado, alicerçar uma comunidade de prática reflexiva e por outro, propor processos de inovação nos espaços educacionais. Para tanto, é importante que o professor se insira em uma rede de prática na qual se sinta compreendido, orientado e apoiado por profissionais mais experientes. Nesse sentido, foi criada uma proposta de formação continuada para professores iniciantes de Matemática. Essa visou a contribuir para a integração das TD ao contexto docente dos professores participantes da formação. Uma rede social na Internet foi criada para alicerçar e ampliar as interações, e permitir a emergência de uma comunidade de prática. No presente artigo é discutido o uso de redes sociais na Internet e a constituição de comunidades de prática na formação de professores. Descreve-se também, a proposta de formação, os caminhos metodológicos da pesquisa e a análise preliminar da formação. Finalizando, são tecidas algumas considerações sobre a formação destacando que a mesma influenciou as práticas docentes dos professores participantes.

Referências

Attwell, G. (2007) Personal Learning Environments - the future of eLearning? Elearningpaper, v.2, n. 1, Jan. 2007.

Barcelos, G. T.; Passerino, L. M. e Behar, P. A. (2010) Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: workshop sobre informática na escola (WIE), XVI, jul. 2010, Belo Horizonte, MG. Anais .... Belo Horizonte, MG.

Coll, C.; Bustos, A.e Engel, A. (2010) As comunidades virtuais de aprendizagem. In: Coll, C.; Monereo, C e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias de informação e da comunicação. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, p. 268-286.

Costa, F. (Coord.) (2008) Competências TIC. Estudo de Implementação, v.I. Lisboa: GEPE/ME (Gabinete de Estatística e Planejamento da Educação).

Garrett, N.; Thoms, B.; Soffer, M. e Ryan, T. (2007) Extending the Elgg Social Networking System to Enhance the Campus Conversation. Second Annual Design Research in Information Systems (DESRIST), Pasadena, California, 14-15 May.

Illera, J. L. R. (2007) Como as comunidades virtuais de prática e de aprendizagem podem transformar a nossa concepção de educação. Revista de Ciências da Educação n.3 p.117-124.

Imbernón, F. (2010) Formação Continuada de Professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed.

Lave, J. e Wenger, E. (1991) Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.

Leach, J.; Ahmed, A.; Makalima, S.e Power T. (2005). DEEP IMPACT: an investigation of the use of information and communication technologies for teacher education in the global south. United Kingdom: Department for International Development.

Marques, M., Loureiro, M. J. e Marques, L. (2011). Dinâmicas de interação numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC. Educação, Formação & Tecnologias, n.º extra, p. 37-46.

Moço, A. (2010) Um desafio real. Revista nova escola, n. 236, p. 92-96, Out. 2010.

Mota, J. (2009) Personal Learning Environments: contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias, v.2, n.2, pp. 5-21, Nov. de 2009.

O'apos;Reilly, T. (2005) What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'apos;Reilly Publishing.

Ratier, R. (2011) David Buckingham fala sobre Educação para as mídias. Revista nova escola, n.239, p. 42 – 44, jan./fev. 2011.

Ryberg, T. (2008) Privacy, power, place and identity – the construction of mixed spaces in an educational context. Paper presented at Internet Research 9.0: Rethinking Community, Rethinking Place, København, Denmark.

Tardif, M. (2007) Saberes Docentes e Formação Profissional. 8.ed. Tradução de Francisco Pereira. Petrópolis-RJ: Vozes.

Vygotsky, L. S. (2007) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Vosgerau, D. S. A. R.; Endlich, E.; Pinto, A. M. e Bolsi, C. (2007) O projeto Cri@tividade: a formação em serviço para integração das TIC. In: Behrens M. A.; Ens R. T.; Vosgerau D. S. R. (Org.). Discutindo a educação na dimensão da práxis. v. 1 Curitiba: Cahmpagnat, p.165-182.
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
BARCELOS, Gilmara T.; PASSERINO, Liliana M.; BEHAR, Patricia A.. Formação continuada de professores: rede social na Internet apoiando uma comunidade de prática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1118-1127. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21722.