Formação continuada de professores: rede social na Internet apoiando uma comunidade de prática
Resumo
A formação continuada de professores para o uso pedagógico de tecnologias digitais (TD) é sempre um entrave para a inovação e aprimoramento do processo educativo. Tal formação pode se beneficiar do uso de TD, quando essas permitem, por um lado, alicerçar uma comunidade de prática reflexiva e por outro, propor processos de inovação nos espaços educacionais. Para tanto, é importante que o professor se insira em uma rede de prática na qual se sinta compreendido, orientado e apoiado por profissionais mais experientes. Nesse sentido, foi criada uma proposta de formação continuada para professores iniciantes de Matemática. Essa visou a contribuir para a integração das TD ao contexto docente dos professores participantes da formação. Uma rede social na Internet foi criada para alicerçar e ampliar as interações, e permitir a emergência de uma comunidade de prática. No presente artigo é discutido o uso de redes sociais na Internet e a constituição de comunidades de prática na formação de professores. Descreve-se também, a proposta de formação, os caminhos metodológicos da pesquisa e a análise preliminar da formação. Finalizando, são tecidas algumas considerações sobre a formação destacando que a mesma influenciou as práticas docentes dos professores participantes.
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