Percepção dos Alunos sobre o Uso do Bate-Papo como Complemento as Interações Síncronas Presenciais

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo


O objetivo deste artigo foi descrever as percepções discentes sobre o uso de uma ferramenta síncrona, o chat, como complemento as interações presenciais. Após o uso dessa ferramenta, os alunos foram convidados a relatar suas impressões acerca do bate-papo num fórum de discussão. Os relatos extraídos foram de uma turma do oitavo semestre do curso de graduação tecnológica presencial em Informática na Educação, de uma faculdade particular, no semestre 2009.2. Os depoimentos coletados evidenciaram a aceitação dos alunos quanto ao uso da ferramenta, porém reconheceram que nem sempre uma atividade complementar síncrona e mediada por tecnologias digitais deve ser empregada, o que possibilita ao professor pensar em novas estratégias interativas.

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Publicado
21/11/2011
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VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. Percepção dos Alunos sobre o Uso do Bate-Papo como Complemento as Interações Síncronas Presenciais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1128-1137. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21723.