Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python

  • Diego Lopes Marques Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Luís Feliphe Silva Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Max André de Azevedo Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ayla Débora Dantas S. Rebouças Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo


Este artigo descreve a experiência obtida em uma oficina de introdução a programação oferecida aos alunos do ensino médio da região do Vale do Mamanguape da Paraíba. O curso se focou na linguagem de programação Python e utilizou jogos como fator motivacional para atrair os alunos e aumentar o seu interesse para o conteúdo apresentado e para a área de computação. Além de jogos, outras boas práticas para o ensino de programação para alunos de ensino médio foram levantadas e aplicadas. A oficina foi bem avaliada e ao final todos os alunos declararam que seu interesse pela área de informática aumentou.

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Publicado
21/11/2011
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MARQUES, Diego Lopes; COSTA, Luís Feliphe Silva; SILVA, Max André de Azevedo; REBOUÇAS, Ayla Débora Dantas S.. Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1138-1147. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21724.