Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação

  • Patrícia Behling Schäfer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Bruno Fagundes Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo


Após um vertiginoso boom da utilização da linguagem LOGO com crianças na década de 80, presenciamos o desafio de reencontrar na atividade de programação as potencialidades para o desenvolvimento da aprendizagem na escola. O presente artigo, contextualizado pela experiência pré-piloto do Programa Federal Um Computador por Aluno, busca contribuir com a construção de um modelo de trabalho que inclua a atividade de programação no auxílio ao desenvolvimento da conceituação, por meio do exame da aplicação do ambiente de autoria multimídia Squeak Etoys. Propõe-se a construção de indicadores com base na metodologia de Projetos de Aprendizagem e na fundamentação da Epistemologia Genética de Piaget.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. (2011) "Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola". In ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. (Org.). "O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem", São Paulo, Avercamp.

DEMO, P. (1998) "Questões para a teleducação", Petrópolis, Ed. Vozes.

FAGUNDES, L. C., MAÇADA, D. e SATO, L. (1999) "Aprendizes do futuro: as inovações começaram", Coleção Informática para a Mudança na Educação, Brasília, SEED, MEC, PROINFO.

FAGUNDES, L. C. e MARASCHIN, C. (1992) "A linguagem LOGO como instrumento terapêutico das dificuldades de aprendizagem: possibilidades e limites", In Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 5, n. 1.

FAGUNDES, L. C. e MOSCA, P. R. F. (1985) "Interação com computador de crianças com dificuldade de aprendizagem: uma abordagem piagetiana", Arquivos Brasileiros de Psicologia, n. 37.

FUNDAÇÃO PENSAMENTO DIGITAL. (2009), http://www.pensamentodigital.org.br

KAY, A. (2011) "Squeak Etoys Authoring & Media", http://www.squeakland.org/resources/articles/article.jsp?id=1008

LINDNER, E., SPERB, B. F. e FAGUNDES, L. C. (2008) "Oficinas de Aprendizagens no Ambiente Computacional Squeak-Etoys. Estudo Experimental no Uso do Laptop em Sala de Aula do Projeto UCA", In XIX SBIE, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Workshop 4, Fortaleza, UFC.

NEVADO, R. A. (1992) "A utilização do microcomputador na pré-escola como prevenção de distúrbios de aprendizagem", In Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.5, n.1.

PAPERT, S. (1994) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática", Porto Alegre, Ed. Artmed.

PIAGET, J. (1976) "A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento", Rio de Janeiro, Zahar Editores.

______. (1990) "A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação", Rio de Janeiro, Zahar Editores.

______. (2005) "A representação do mundo na criança", São Paulo, Ed. Idéias e Letras.

______. (1978) "Fazer e compreender", São Paulo, Ed. Melhoramentos.

______. (1987) "O nascimento da inteligência na criança", Rio de Janeiro, LTC Editora.

PROGRAMA UCA – Um Computador por Aluno. (2010), http://www.uca.gov.br/institucional/projeto.jsp

RESNICK, M. (2002) "Rethinking Learning in the Digital Age". MIT MediaLab, http://llk.media.mit.edu/papers/rethinkport.doc

VIEWPOINTS RESEARCH INSTITUTE. (2011), http://www.vpri.org/
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
SCHÄFER, Patrícia Behling; SPERB, Bruno Fagundes; FAGUNDES, Léa da Cruz. Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1226-1235. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21733.