Pensamento Computacional Desplugado e Divisão Euclidiana na Matemática da Educação Básica
Resumo
O trabalho apresenta uma investigação sobre as possíveis contribuições da aplicação de uma sequência de atividades no desenvolvimento do Pensamento Computacional desplugado e no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos que envolvam o objeto de conhecimento divisão euclidiana. As intervenções foram realizadas em quatro turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, totalizando 13 horas-aula em cada turma. Para coleta de dados, foram utilizados dois questionários, aplicados antes e após as intervenções, bem como um diário de bordo elaborado pelos pesquisadores, incluindo observações e falas dos estudantes durante a aplicação das atividades. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia da análise de conteúdo de Bardin por meio de categorias previamente definidas. Os resultados obtidos enfatizam melhoras significativas no desempenho dos estudantes na resolução de problemas matemáticos relacionados à divisão euclidiana e no uso dos pilares de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo do Pensamento Computacional.
Referências
Barr, Valerie., Stephenson, Chris. (2011). “Bringing Computational Thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community?”. ACM Inroads, 2(1), 48-54.
Brackmann, Christian P. (2017). “Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica”. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Bell, Tim.; Witten, Ian. H.; Fellows, Mike. (2011). “Computer Science Unplugged: ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto. [S.l.:s.n.].
Corrêa, Bruno S. (2021). “Programando com Scratch no ensino fundamental: uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos.” 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Ferreira, Ana C. C. et al. (2015) “Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica”. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), Maceió.
González, Marcos R. (2016). “Codigoalfabetización y pensamiento computacional en educación primaria y secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas.” 2016, 720 f. Tese (doutorado em educação) – UNED, Espanha.
Henrique, Mychelline S. et al. (2013). “Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada”. Anais do Congresso Internacional de Informática Educativa. Porto Alegre, RS.
Horbach, Ivan C. (2020). “Semelhança de triângulos: um estudo propositivo através do scratch.” 70 f. Dissertação (Mestrado em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC.
Papert, Seymour. (1980). “Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas.” New York: Basic Books.
Pucci, Mariana O. (2019). “O uso do Scratch para o ensino e aprendizagem de equações algébricas do primeiro grau. 2019.” 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, SC.
Silva, Leonardo C. L. (2019). “A relação do Pensamento Computacional com o Ensino de Matemática na Educação Básica.” 131 f. Dissertação (Mestrado em Matemática, PROFMAT) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.
Silva, Thiago R.; ARAÚJO, Glauber G.; ARANHA, Eduardo H. S. (2014). “Oficinas itinerantes de Scratch e computação desplugada para professores como apoio ao ensino de computação – um relato de experiência”. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). Dourados, MS.
Wappler, Fernanda, Reichert, Janice T. (2020). “Pensamento Computacional e Atividades Desplugadas no Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática.” Anais do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA.
Wing, Jeannette M. (2006). “Computational thinking”. Communications of the ACM, vol. 49, no. 3.
Wing, Jeannette M. (2008). “Computational thinking and thinking about computing.” Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v. 366, n. 1881, p. 3717–3725.