Uso de RPG para auxiliar o ensino de Filosofia Antiga

  • Lucas Vinicius Dantas de Medeiros IFRN
  • Livia Celita Lopes Araújo IFRN
  • Francisco Genivan Silva IFRN

Resumo


O projeto "RPG Filosofia Antiga" utilizou um RPG digital nomeado Filoilu para ensinar conceitos de filosofia antiga a alunos do ensino médio. O jogo foi baseado em conceitos filosóficos da Grécia Antiga e permitiu que os alunos se envolvessem em tomada de decisão baseada nos ensinamentos de filósofos como Platão e Aristóteles. O RPG foi implementado em um ambiente virtual, onde os alunos participavam de narrativas baseadas em questões filosóficas como ética, política e epistemologia. Os resultados mostraram que o RPG foi uma ferramenta eficaz para promover o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os participantes melhoraram sua compreensão dos conceitos filosóficos e sua capacidade de aplicá-los em situações da vida real.

Referências

Café, L. J., Simões, R. M. R. et al (2022). A importância do pensamento socrático para o ensino de filosofia na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 69–75, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6242.

Dourado, J. A. (2020) Educação e ludicidade: uma reflexão sobre as atividades lúdicas na educação. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília.

Gaarder, J. (1995) O mundo de Sofia. 1. ed. Companhia das letras.

Grando, A. e Tarouco, L. M. R. (2008) O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14403.

Lima, A. J. A. (2015) O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015. Campina Grande. Anais eletrônicos… Campina Grande: Editora Realize.

Lopes Junior, C. (2020). Tecnologias Digitais: Revisão Sistemática da Literatura Sobre o Uso de Jogos Digitais na Educação. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação, (pp. 415-424). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/ctrle.2020.11419

Lopes, H. M. (2018) Desenvolvimento de jogo educativo digital para o ensino da filosofia antiga no ensino médio. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em informática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas.

Motta, R. L., & JUNIOR, J. T. (2013). Short game design document (SGDD). Proceedings of SBGames, 2013, 115-121.

Scariotto, V. J. (2007) A importância da filosofia para educação. 2007. 31 f. Monografia (Especialização) – Centro Universitário Claretiano, São José dos Campos.
Publicado
06/11/2023
MEDEIROS, Lucas Vinicius Dantas de; ARAÚJO, Livia Celita Lopes; SILVA, Francisco Genivan. Uso de RPG para auxiliar o ensino de Filosofia Antiga. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 225-233. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234380.