Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental

  • Alba Valéria de S. F. Loiola UFRGS
  • Andreia dos S. Sachete UFRGS
  • Roges Grandi UFRGS
  • Andresa S. da Costa UFRGS
  • Raquel S. Gomes UFRGS

Resumo


O uso de tecnologias para desenvolver competências digitais está previsto na BNCC e na Lei 14.533/2023. Investir em equipamentos não garante práticas pedagógicas orientadas para letramento digital. Entretanto, há evidências de que ferramentas não são suficientes para uma educação digital. Este relato traz um levantamento sobre hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de São José-SC. Nas respostas coletadas, foi possível verificar que, apesar de os estudantes estarem conectados, o uso orientado das ferramentas para aprendizagem não é descrito como regular, nem é orientado ao letramento digital, apesar do investimento da rede em Chromebooks.

Referências

Brasil. (2023) Lei no 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em: [link]. Acesso em 04 de fev. de 2023.

Brasil. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em [link]. Acesso em 28 de mai. de 2021.

Bloom, B. (1968) Learning for mastery. Instruction and curriculum. Disponível em: [link] Acesso em 03 de jan. de 2023.

Castells, M. (2015). Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens. Fronteiras do Pensamento. Acesso em 12 de jan. de 2015.

Dehaene, S. (2020). How we learn: The new science of education and the brain. Penguin UK. Reino Unido.

Dias, C., Vilhena, V., Pereira, F., Rodrigues, P., Silva, B., & Silva, T. (2020). Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, (pp. 349-358). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie.wie.2020.349

Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, AZ, & Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São , v. 35,n.3. (pp.105-112) São Paulo:

Hair, J., Babin, B. Money, a., & Samouel, P. (2005) Fundamentos de Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman Editora.

Gomes, G., & Souza, R. (2022). Transformação Digital na Educação para fomentar Competências Digitais. In Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 62-73). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie_estendido. 2022.226361

Lee, K. Y.; Hassell, Da. G. (2021) Students' attitudes and preferences towards Google Docs as a collaborative writing platform. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching (IJCALLT), v. 11, n. 2, (pp. 1-15).

Lopes, D. Q. Sommer, L. H.Schmidt, S. (2014)Professor-Propositor: A Curadoria como Estratégia para a Docência On-Line. São Paulo: Universidade Metodista São Paulo. Disponível em [link]. Acesso em 18 de jun. de 2023.

Leite, R., Loiola, A., Mazzuco, A., Marques, P., & Gomes, R. (2020). Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, (pp. 91-100). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie.wie.2020.91

Riener, C.. (2010) Learning Styles: separating fact and fiction. Psychology Teacher Network. Winter ‘10’/’11. Vol 20. Issue 4.. Disponível em [link]. Acesso em 11 de jun de 2023.

Yassine, J.; Tipton-Fisler, Leigh Ann. (2022) Check-In/Check Out: Electronic adaptation and individual progress monitoring. Journal of Special Education Technology, v. 37, n. 2, p. 215-224.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LOIOLA, Alba Valéria de S. F.; SACHETE, Andreia dos S.; GRANDI, Roges; COSTA, Andresa S. da; GOMES, Raquel S.. Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234404.