Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental

  • Alba Valéria de S. F. Loiola UFRGS
  • Andreia dos S. Sachete UFRGS
  • Roges Grandi UFRGS
  • Andresa S. da Costa UFRGS
  • Raquel S. Gomes UFRGS

Resumo


O uso de tecnologias para desenvolver competências digitais está previsto na BNCC e na Lei 14.533/2023. Investir em equipamentos não garante práticas pedagógicas orientadas para letramento digital. Entretanto, há evidências de que ferramentas não são suficientes para uma educação digital. Este relato traz um levantamento sobre hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de São José-SC. Nas respostas coletadas, foi possível verificar que, apesar de os estudantes estarem conectados, o uso orientado das ferramentas para aprendizagem não é descrito como regular, nem é orientado ao letramento digital, apesar do investimento da rede em Chromebooks.

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Publicado
06/11/2023
LOIOLA, Alba Valéria de S. F.; SACHETE, Andreia dos S.; GRANDI, Roges; COSTA, Andresa S. da; GOMES, Raquel S.. Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234404.