Inclusão Tecnológica de Estudantes com Necessidades Específicas: um Relato de Experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas

  • Cassiano Henrique de Albuquerque UFPE / IFAL
  • Patrícia Smith Cavalcante UFPE
  • Líllian Franciele Silva Ferreira UFPE
  • Renata Imaculada Soares Pereira IFAL
  • Flávia Bartira Pedro da Silva Almeida IFAL

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do planejamento e execução de dois cursos (Modelagem e Impressão 3D e Internet das Coisas) realizados através de um projeto em ambientes maker do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de forma inclusiva, para contemplar estudantes com necessidades específicas. Os cursos foram realizados nos campi do Ifal das cidades de Arapiraca e São Miguel dos Campos em Alagoas, em janeiro e em março de 2023, com carga horária de 20h cada. Os resultados iniciais evidenciam a importância de se adequar as ofertas para esse público, bem como o impacto positivo dessas iniciativas na vida dos estudantes com deficiência, tanto visual, quanto auditiva.

Referências

Albuquerque, C. H., Soares, F. D. B. M., & da Costa Araújo, A. F. (2022, Novembro). Mediação Tecnológica e Formação Docente: reflexões sobre uma experiência de formação no Instituto Federal de Alagoas-Campus Maragogi. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (pp. 242-252). SBC.

Bar-El, D., & Worsley, M. (2021). Making the maker movement more inclusive: Lessons learned from a course on accessibility in making. International Journal of Child-Computer Interaction, 29, 100285.

Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Dutra, C. P.; Griboski, C. M.; Alves, D. d. O.; Barbosa, K. A. M.; Osório, A. C. d. N.; Baptista, C. R.; . . . Freitas, S. N. (2008). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Ferreira Brito, L. (1995) Por uma Gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro.

Ferreira, L. F. S., et al. (2022). Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica. CONEDU - Tecnologias e Educação. Campina Grande: Realize Editora. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91390, acesso em: 16.06.2023.

Giusti, T., & Bombieri, L. (2020). Learning inclusion through makerspace: a curriculum approach in Italy to share powerful ideas in a meaningful context. The International Journal of Information and Learning Technology, 37(3), 73-86.

Goodley, D., Cameron, D., Liddiard, K., Parry, R., Runswick-Cole, K., Whitburn, B., & Wong, M. E. (2020). Rebooting inclusive education? New technologies and disabled people. Canadian Journal of Disability Studies, 9(5), 515-549.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, M. P. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.

Júnior, G. C., Nascimento, R., Carneiro, N., & Lima, R. (2018). Design Thinking & Comunicação Aumentativa e Alternativa como ferramentas para o ensino e auxílio de professores do Atendimento Educacional Especializado. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 29, No. 1, p. 1173).

Miranda, F. D. (2019). Aspectos Históricos da Educação Inclusiva no Brasil. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, 2(3), 11-2113.

Reynaga-Peña, C. G., Myers, C., Fernández-Cárdenas, J. M., Cortés-Capetillo, A. J., Glasserman-Morales, L. D., & Paulos, E. (2020). Makerspaces for inclusive education. In Universal Access in Human-Computer Interaction. Applications and Practice: 14th International Conference, UAHCI 2020, Held as Part of the 22nd HCI International Conference, HCII 2020, Copenhagen, Denmark, July 19–24, 2020, Proceedings, Part II 22 (pp. 246-255). Springer International Publishing.

Vilela, R. B., Ribeiro, A. & Batista, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Millenium, 2(11), 29- 36. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de; CAVALCANTE, Patrícia Smith; FERREIRA, Líllian Franciele Silva; PEREIRA, Renata Imaculada Soares; ALMEIDA, Flávia Bartira Pedro da Silva. Inclusão Tecnológica de Estudantes com Necessidades Específicas: um Relato de Experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 353-363. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234485.