Uma Abordagem Baseada no Scrum para Melhorar a Integração entre Coordenador de Curso e Professor: Relato de Experiência no Acompanhamento das Atividades de ensino em Disciplinas de Computação
Resumo
Este trabalho relata a adaptação do framework Scrum com o objetivo de melhorar a integração entre coordenador de curso e professor no acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas em sala de aula. Utilizando informações sobre o Scrum e as atividades dos professores e coordenador, foi desenvolvida uma abordagem chamada Scrum Adaptado para a Integração entre Professor e Coordenador (SAIPC). O estudo foi realizado com um coordenador de curso e quatro professores de informática, resultando em melhoria no cumprimento da ementa programada pelos professores, visibilidade e facilidade de planejamento para o coordenador. Além disso, as reuniões de revisão e retrospectiva proporcionaram uma comunicação e feedback semanais, fortalecendo a integração entre coordenador e professores.Referências
Berssanette, J. H., & de Francisco, A. C. (2021). Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 133-159.
Castillo, L. (2014). The use of Scrum for laboratory sessions monitoring and evaluation in a university course enforcing transverse competencies. International Symposium on Computers in Education, SIIE 2014, p. 47–52.
Filho, N. T. (2012). Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Fortaleza, CE.
Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6a ed São Paulo: Atlas.
Mahalakshhmi, M; Sundararajan, M.(2015). Tracking the Student’s Performance in Web-Based Education Using Scrum Methodology. p. 379–382.
Nunes, C. P., & Oliveira, D. A. (2017). Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e pesquisa, 43(1), 65-80.
Pessoa, T. R. S. (2021) A utilização do Scrum como estratégia pedagógica para a educação matemática. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Silva, C. A. G., dos Santos, E. L., Angelo, L. M., de Moraes, R. V., et al. (2016). A utilização do scrum como recurso educacional no processo de aprendizagem em engenharia de software. International Journal on Alive Engineering Education,3(2):87–102.
Souza, F. R. J. (2014). Uma proposta de Processo Baseada no Framework Scrum para Gerenciamento de Aulas. Dissertação de Mestrado. CESAR. Recife, PE.
Triviños, A. N. S. (2011). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vasconcelos, Y. L. (2016). Metodologia Scrum e a gestão de atividades didáticopedagógicas realizadas em colaboração. Revista Tecnologias na Educação – Ano 8 – n. 14 de Julho.
Villavicencio, M., Narvaez, E., Izquierdo, E., and Pincay, J. (2017). Learning scrum by doing real-life projects. In 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1450–1456. IEEE.
Castillo, L. (2014). The use of Scrum for laboratory sessions monitoring and evaluation in a university course enforcing transverse competencies. International Symposium on Computers in Education, SIIE 2014, p. 47–52.
Filho, N. T. (2012). Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Fortaleza, CE.
Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6a ed São Paulo: Atlas.
Mahalakshhmi, M; Sundararajan, M.(2015). Tracking the Student’s Performance in Web-Based Education Using Scrum Methodology. p. 379–382.
Nunes, C. P., & Oliveira, D. A. (2017). Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e pesquisa, 43(1), 65-80.
Pessoa, T. R. S. (2021) A utilização do Scrum como estratégia pedagógica para a educação matemática. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Silva, C. A. G., dos Santos, E. L., Angelo, L. M., de Moraes, R. V., et al. (2016). A utilização do scrum como recurso educacional no processo de aprendizagem em engenharia de software. International Journal on Alive Engineering Education,3(2):87–102.
Souza, F. R. J. (2014). Uma proposta de Processo Baseada no Framework Scrum para Gerenciamento de Aulas. Dissertação de Mestrado. CESAR. Recife, PE.
Triviños, A. N. S. (2011). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vasconcelos, Y. L. (2016). Metodologia Scrum e a gestão de atividades didáticopedagógicas realizadas em colaboração. Revista Tecnologias na Educação – Ano 8 – n. 14 de Julho.
Villavicencio, M., Narvaez, E., Izquierdo, E., and Pincay, J. (2017). Learning scrum by doing real-life projects. In 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1450–1456. IEEE.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
REGE, Antonio; VIEIRA, Victor; SALGADO, Luciana; VITERBO, José.
Uma Abordagem Baseada no Scrum para Melhorar a Integração entre Coordenador de Curso e Professor: Relato de Experiência no Acompanhamento das Atividades de ensino em Disciplinas de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 397-407.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234561.