Entretenimento e Aprendizagem: os desafios da criação de Serious Games educacionais

  • Marcelo S. Siedler UFPEL
  • Rafael C. Cardoso IFSUL
  • Lucas A. D. S. Pinto IFSUL
  • Tatiana A. Tavares UFPEL
  • Tiago T. Primo UFPEL

Resumo


A utilização de serious games na educação é um tema recorrente quando se busca ferramentas lúdicas que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem. Um desafio, porém, é criar jogos digitais que combinem adequadamente o entretenimento com o conteúdo que deve ser abordado. Este artigo apresenta dois jogos desenvolvidos para apoiar a alfabetização e a prática da oralidade. Esses jogos utilizam diferentes abordagens para apresentar conteúdos educacionais: o primeiro é centrado no aprendizado, enquanto o segundo tem como ponto central o entretenimento. A partir de uma avaliação qualitativa e quantitativa realizada com um grupo de 14 profissionais da educação, o trabalho apresenta uma discussão sobre as abordagens utilizadas em ambos os jogos, destacando os resultados obtidos nesta avaliação e também a percepção dos usuários sobre os jogos desenvolvidos.

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Publicado
06/11/2023
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SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; PINTO, Lucas A. D. S.; TAVARES, Tatiana A.; PRIMO, Tiago T.. Entretenimento e Aprendizagem: os desafios da criação de Serious Games educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 496-507. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234887.