Flutterama - Descomplicando a Programação em Flutter: Um Relato de Experiência de um Curso Online Prático de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
Resumo
O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados, assim os cursos de graduação em Computação necessitam traçar meios para atender essa finalidade. Nesse contexto, este artigo apresenta um estudo sobre o curso de desenvolvimento com Flutter ministrado pelo projeto LearningLab, com uma abordagem teórico-prática. O curso foi direcionado a iniciantes e contou com a participação de 16 estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Os resultados revelam que, com base na metodologia de ensino adotada e na opinião dos alunos, a maioria valorizou as atividades práticas e demonstrou compreensão dos conceitos aprendidos, sendo capazes de aplicá-los na prática.
Referências
GOOGLE TRENDS. Comparação entre os termos 'React Native' e 'Flutter' nos últimos 12 meses. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 jul. 2023.
GRANDE, C. C., & TANAKA, S. S. (2023). Comparação entre o desempenho de aplicações para smartphones desenvolvidas em flutter e react native: uma análise utilizando algoritmos de ordenação. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 39(especial), 7-17.
MCAULEY, E., WRAITH, S., DUNCAN, T. (1991). Self-efficacy, perceptions of success, and intrinsic motivation for exercise. Journal of Applied Social Psychology, v. 21, n. 2, p. 139-155.
MERCÊS, J. M. R., & REDEIRO, M. M. P. (2016). A importância dos dispositivos móveis como estratégia para a formação e desenvolvimento de profissionais de saúde. In Congresso internacional ABED de educação a distância (Vol. 22, pp. 1-9).
PINHEIRO SANTIAGO, C., MENDONÇA MENEZES, J. W., & ALVES DE AQUINO, F. J. (2023). Proposta e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos em Disciplinas de Engenharia de Software através de uma Sequência Didática. Revista Brasileira De Informática Na Educação, n. 31, p. 31–59.
RYAN, R. M., KOESTNER, R., DECI, E. L. (1991). Ego-involved persistence: When free-choice behavior is not intrinsically motivated. Motivation and emotion, v. 15, n. 3, p. 185-205.
SARAIVA, M.; CHAGAS, Ângela; LUCE, M. B. (2022). Não está calado quem peleia: debate sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 419–442.
SILVA, A., SOARES, A., SILVA, E., MACHADO, B., & BEZERRA, C. (2022). Ensino de Programação Remoto com Dojo de Programação Usando Método Randori. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 128-138). Porto Alegre: SBC.
STATCOUNTER. Mobile Operating System Market Share Worldwide: Jan -Dec 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 jul. 2021
WU, W. (2018). React Native vs Flutter, Cross-platforms mobile application frameworks.