Arduino como ferramenta para ensino de programação em sistemas embarcados: Um relato de experiência
Resumo
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum a busca por novos instrumentos educacionais que contribuam com o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, sendo o Pensamento Computacional uma delas. No âmbito da computação, ferramentas como o Arduino vem sendo cada vez mais utilizadas no ensino de hardware e software. Nesse contexto, este artigo descreve um relato de experiência do ensino de Arduino voltado o ensino de programação e eletrônica básica. A ação foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado prático e coletivo, familiarizando-os com a programação em hardware.
Palavras-chave:
Ensino de Programação, Arduíno, Programação de Hardware
Referências
Albuquerque, D., Bremgartner, V., Lima, H., and Salgado, N. (2016). Uma experiência do uso do hardware livre arduino no ensino de programação de computadores. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, pages 51–60, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Alves, M. L., de Freitas Costa, J. R., and Bezerra, C. I. M. (2018). Um relato de experiência: Ensinando robótica por meio de microcontroladores em uma escola profissional de ensino médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Blikstein, P. (2019). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. 2008. [link]. Acesso em, 9:57.
Cohenour, C. (2018). An arduino-based programmable logic control (plc) lab activity for undergraduate engineering and technology (etm) students. In 2018 ASEE Annual Conference & Exposition, number 10.18260/1-2–29775.
Cunha, A. F. (2007). O que são sistemas embarcados. Saber Eletrônica, 43(414):1–6.
Dian, M. O. and Carrasqueira, A. (2019). A importância do arduino no processo de ensino e aprendizagem.
Escudero, M. R., Hierro, C. M., and y Pablo, A. P. d. M. (2013). Using arduino to enhance computer programming courses in science and engineering. In Edulearn13 Proceedings, pages 5127–5133. IATED.
Evans, M., Noble, J., and Hochenbaum, J. (2013). Arduino em ação. Novatec Editora.
Görgülü Arı, A. and Meço, G. (2021). A new application in biology education: development and implementation of arduino-supported stem activities. Biology, 10(6):506.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43.
Herceg, D. and Herceg, D. (2019). Arduino and numerical mathematics. In Proceedings of the 9th Balkan Conference on Informatics, pages 1–6.
Johnson, D., Johnson, R., and Smith, K. (1991). Nuts and bolts of cooperative learning, pp. 1-3. Edina, MN: Interaction Book.
Koenka, I. J., Sáiz, J., and Hauser, P. C. (2014). Instrumentino: An open-source modular python framework for controlling arduino based experimental instruments. Computer Physics Communications, 185(10):2724–2729.
Kondaveeti, H. K., Kumaravelu, N. K., Vanambathina, S. D., Mathe, S. E., and Vappangi, S. (2021). A systematic literature review on prototyping with arduino: Applications, challenges, advantages, and limitations. Computer Science Review, 40:100364.
Lima, B. K. S., Oliveira, V. T., Almeida, M. A., and de Sousa, M. C. A. (2018). Aprendizagem cooperativa: Ferramenta educacional no ensino de lógica de programação. Revista de Informática Aplicada, 14(2).
Martins, N. A. (2005). Sistemas microcontrolados. São Paulo: Novatec Editora.
Matturro, G., Raschetti, F., and Fontán, C. (2019). A systematic mapping study on soft skills in software engineering. J. Univers. Comput. Sci., 25(1):16–41.
Moreira, M. P. C., Romeu, M. C., Alves, F. R. V., and da Silva, F. R. O. (2018). Contribuições do arduino no ensino de física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(3):721–745.
Nazarov, S. and Jumayev, B. (2021). Programming-based laboratory assignments for undergraduate students of power engineering fields. In Proceedings of the 22nd International Conference on Computer Systems and Technologies, CompSysTech ’21, page 187–190, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Novák, M., Kalová, J., and Pech, J. (2018). Use of the arduino platform in teaching programming. In 2018 IV International Conference on Information Technologies in Engineering Education (Inforino), pages 1–4. IEEE.
Oxer, J. and Blemings, H. (2011). Practical Arduino: cool projects for open source hardware. Apress.
Ragains, P. (1995). Four variations on drueke’s active learning paradigm. Research strategies, 13(1):40–50.
Resnick, M. (2017). Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT press.
Rocha, G. E. d. et al. (2017). Comunicação e processos de criação em código aberto: um estudo sobre sistemas de visualização de dados.
Rose, K., Eldridge, S., and Chapin, L. (2015). The internet of things: An overview. The internet society (ISOC), 80:1–50.
Silva, M., Guerra, C., Severo, M., Máximo, J., Castro, A., Neto, V. Q., Aguilar, P., and Nunes, M. (2022). Robótica e aprendizagem cooperativa como ferramenta de aprendizado: Um relato de experiência do pacce. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 73–84, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Stallman, R. (2002). Free software, free society: Selected essays of Richard M. Stallman. Lulu. com.
Tran, M.-Q., Elsisi, M., Mahmoud, K., Liu, M.-K., Lehtonen, M., and Darwish, M. M. F. (2021). Experimental setup for online fault diagnosis of induction machines via promising iot and machine learning: Towards industry 4.0 empowerment. IEEE Access, 9:115429–115441.
Ullo, S. L. and Sinha, G. R. (2020). Advances in smart environment monitoring systems using iot and sensors. Sensors, 20(11):3113.
Ullo, S. L. and Sinha, G. R. (2021). Advances in iot and smart sensors for remote sensing and agriculture applications. Remote Sensing, 13(13).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Zanetti, H. and Oliveira, C. (2015). Práticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In Anais dos workshops do congresso brasileiro de informática na educação, volume 4, page 1236.
Alves, M. L., de Freitas Costa, J. R., and Bezerra, C. I. M. (2018). Um relato de experiência: Ensinando robótica por meio de microcontroladores em uma escola profissional de ensino médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Blikstein, P. (2019). O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. 2008. [link]. Acesso em, 9:57.
Cohenour, C. (2018). An arduino-based programmable logic control (plc) lab activity for undergraduate engineering and technology (etm) students. In 2018 ASEE Annual Conference & Exposition, number 10.18260/1-2–29775.
Cunha, A. F. (2007). O que são sistemas embarcados. Saber Eletrônica, 43(414):1–6.
Dian, M. O. and Carrasqueira, A. (2019). A importância do arduino no processo de ensino e aprendizagem.
Escudero, M. R., Hierro, C. M., and y Pablo, A. P. d. M. (2013). Using arduino to enhance computer programming courses in science and engineering. In Edulearn13 Proceedings, pages 5127–5133. IATED.
Evans, M., Noble, J., and Hochenbaum, J. (2013). Arduino em ação. Novatec Editora.
Görgülü Arı, A. and Meço, G. (2021). A new application in biology education: development and implementation of arduino-supported stem activities. Biology, 10(6):506.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43.
Herceg, D. and Herceg, D. (2019). Arduino and numerical mathematics. In Proceedings of the 9th Balkan Conference on Informatics, pages 1–6.
Johnson, D., Johnson, R., and Smith, K. (1991). Nuts and bolts of cooperative learning, pp. 1-3. Edina, MN: Interaction Book.
Koenka, I. J., Sáiz, J., and Hauser, P. C. (2014). Instrumentino: An open-source modular python framework for controlling arduino based experimental instruments. Computer Physics Communications, 185(10):2724–2729.
Kondaveeti, H. K., Kumaravelu, N. K., Vanambathina, S. D., Mathe, S. E., and Vappangi, S. (2021). A systematic literature review on prototyping with arduino: Applications, challenges, advantages, and limitations. Computer Science Review, 40:100364.
Lima, B. K. S., Oliveira, V. T., Almeida, M. A., and de Sousa, M. C. A. (2018). Aprendizagem cooperativa: Ferramenta educacional no ensino de lógica de programação. Revista de Informática Aplicada, 14(2).
Martins, N. A. (2005). Sistemas microcontrolados. São Paulo: Novatec Editora.
Matturro, G., Raschetti, F., and Fontán, C. (2019). A systematic mapping study on soft skills in software engineering. J. Univers. Comput. Sci., 25(1):16–41.
Moreira, M. P. C., Romeu, M. C., Alves, F. R. V., and da Silva, F. R. O. (2018). Contribuições do arduino no ensino de física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(3):721–745.
Nazarov, S. and Jumayev, B. (2021). Programming-based laboratory assignments for undergraduate students of power engineering fields. In Proceedings of the 22nd International Conference on Computer Systems and Technologies, CompSysTech ’21, page 187–190, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Novák, M., Kalová, J., and Pech, J. (2018). Use of the arduino platform in teaching programming. In 2018 IV International Conference on Information Technologies in Engineering Education (Inforino), pages 1–4. IEEE.
Oxer, J. and Blemings, H. (2011). Practical Arduino: cool projects for open source hardware. Apress.
Ragains, P. (1995). Four variations on drueke’s active learning paradigm. Research strategies, 13(1):40–50.
Resnick, M. (2017). Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT press.
Rocha, G. E. d. et al. (2017). Comunicação e processos de criação em código aberto: um estudo sobre sistemas de visualização de dados.
Rose, K., Eldridge, S., and Chapin, L. (2015). The internet of things: An overview. The internet society (ISOC), 80:1–50.
Silva, M., Guerra, C., Severo, M., Máximo, J., Castro, A., Neto, V. Q., Aguilar, P., and Nunes, M. (2022). Robótica e aprendizagem cooperativa como ferramenta de aprendizado: Um relato de experiência do pacce. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 73–84, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Stallman, R. (2002). Free software, free society: Selected essays of Richard M. Stallman. Lulu. com.
Tran, M.-Q., Elsisi, M., Mahmoud, K., Liu, M.-K., Lehtonen, M., and Darwish, M. M. F. (2021). Experimental setup for online fault diagnosis of induction machines via promising iot and machine learning: Towards industry 4.0 empowerment. IEEE Access, 9:115429–115441.
Ullo, S. L. and Sinha, G. R. (2020). Advances in smart environment monitoring systems using iot and sensors. Sensors, 20(11):3113.
Ullo, S. L. and Sinha, G. R. (2021). Advances in iot and smart sensors for remote sensing and agriculture applications. Remote Sensing, 13(13).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Zanetti, H. and Oliveira, C. (2015). Práticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In Anais dos workshops do congresso brasileiro de informática na educação, volume 4, page 1236.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
SILVA, Francisco Jerferson M. da; SILVA, Erick Correia; LOPES, Kassia Cristina de Sousa; BRITO, William M.; BEZERRA, Carla; SILVA, Marcelo M.; MENEZES, Maria Viviane de.
Arduino como ferramenta para ensino de programação em sistemas embarcados: Um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 670-681.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235249.