Ensino de Engenharia de Requisitos com apoio de uma ferramenta baseada em Metodologia Ágeis: Um Relato de Experiência

  • Alinne C. Correa Souza UTFPR
  • Francisco Carlos M. Souza UTFPR
  • André Roberto Ortoncelli UTFPR
  • Lincoln Magalhães Costa UFRJ

Resumo


A Engenharia de Requisitos é fundamental para qualidade dos softwares, porém o seu ensino possui diferentes desafios, entre eles, a falta de ferramentas de suporte específicas para disciplinas e a natureza colaborativa dessa atividade (que envolve diferentes stakeholders). Neste trabalho é apresentado um relato de experiência do ensino de Especificação de Requisitos em uma disciplina Requisitos de Software, na qual os alunos trabalharam com projetos reais utilizando práticas de metodologias ágeis com o suporte de uma nova ferramenta CASE colaborativa. Os resultados obtidos incluem as lições aprendidas e cerca de 68% dos alunos relataram dos feedbacks positivos.

Referências

Aguiar, F. and Caroli, P. (2021). Product backlog building: Concepção de um product backlog efetivo. 1ª edição. São Paulo, Editora Caroli.

Al-Emran, M., Mezhuyev, V., and Kamaludin, A. (2018). Technology acceptance model in m-learning context: A systematic review. Computers Education, 125.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Benitti, F. B. V. (2017). As a teacher, I want to know what to teach in requirements engineering so that professionals can be better prepared. In Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 318–327.

Epifânio, J. C., Miranda, É., Trindade, G., Lucena, M., and Silva, L. (2019). A qualitative study of teaching requirements engineering in universities. In Brazilian symposium on software engineering, pages 161–165.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Journal Archives of Psychology, 22(40):1–55.

MEC (2016). Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação na área da computação. Disponível em: [link].

Rosa, J. R. d. S. and Valentim, N. M. C. (2021). Lições aprendidas do ensino remoto em uma disciplina de engenharia de requisitos: um relato de experiência. In Workshop sobre Educação em Computação, pages 51–60. SBC.

Santana, T. S., Kudo, T. N., and Bulcao-Neto, R. F. (2022). Um relato de experiência sobre o uso de histórias de usuário e critérios de aceitaçao no ensino de requisitos de software. In Workshop de Informática na Escola, pages 200–210. SBC.

Tockey, S. (2015). Insanity, hiring, and the software industry. Computer, 48(11):96–101.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Alinne C. Correa; SOUZA, Francisco Carlos M.; ORTONCELLI, André Roberto; COSTA, Lincoln Magalhães. Ensino de Engenharia de Requisitos com apoio de uma ferramenta baseada em Metodologia Ágeis: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 682-691. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235253.