Design de Interação e os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação docente continuada

  • Marilia Abrahão Amaral UTFPR
  • Leonelo Dell Anhol Almeida UTFPR
  • Kelly Dayane Aguiar Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Michelle Tais Faria Feliciano Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Henrique J. Polato Gomes Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Aline Alvares Machado UTFPR
  • Michelle Regina Alves Dos Santos UTFPR

Resumo


A formação docente dita continuada pode ser um caminho para o desenvolvimento profissional docente frente às novas propostas legislativas como a Base Nacional Comum Curricular. Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de formação docente em tópicos que envolvem Design de Interação, sob a perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com 340 docentes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022. Foram abordados conceitos de Design de Interação articulando-os com as competências Pensamento Computacional e Cultura Digital da BNCC, bem como conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Este arcabouço é apresentado como resultado de tais experiências de formação.

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Publicado
06/11/2023
AMARAL, Marilia Abrahão; ALMEIDA, Leonelo Dell Anhol; AGUIAR, Kelly Dayane; FELICIANO, Michelle Tais Faria; GOMES, Henrique J. Polato; MACHADO, Aline Alvares; SANTOS, Michelle Regina Alves Dos. Design de Interação e os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação docente continuada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 833-842. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233868.