A relevância do uso de tecnologias digitais na formação do Professor Reflexivo

  • Rosane Aragón UFRGS
  • Crediné Silva de Menezes UFRGS

Resumo


A formação de professores não pode se restringir à apropriação de novos conteúdos. É preciso ir além, preparando o professor para o exercício continuado da reflexão sobre sua prática pedagógica. Neste artigo, analisamos uma experiência usando a arquitetura pedagógica “Portfólio Digital de Aprendizagem”, realizada em um curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Na análise, consideramos as categorias: construções metarreflexivas dos estudantes e formas de mediação dos professores formadores. Os resultados evidenciam o papel relevante da arquitetura para que os sujeitos, progressivamente, se constituíssem enquanto professores reflexivos, ressignificando suas concepções sobre o aprender e o ensinar.

Referências

Alarcão, I (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Editora Porto, 1996.

Alves, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo, in Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distâncias, artigo 7, vol 10. 2011.

Aragón de Nevado, R. Espaços Interativos na Contrução de Possíveis: Um novo modelo na formação de professores, Tese de Doutorado, PPGIE-UFRGS, 2001.

Aragón, R. Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Publica. [S. 1.], v. 25, n. 59/1. p. 261-275, 2016.

Bordas, Mérion C.: Carvalho. Marie Jane S.. Nevado. Rosane A. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do Curso de Pedagogia/EAD. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre. v.8. 1.1. p. 143-167. jan./jun. 2005.

Brasil. Referenciais de qualidade para educação superior a distancia. 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciais.pdf. Acesso em 10 de Julho de 2023.

Brown. John Seeley. "Growing Up Digital: How the Web Changes Work. Education, and the Ways People Learn" in Change. mar/abr. 2000. p 10-20.

Bordas, Mérion C.: Carvalho. Marie Jane S.. Nevado. Rosane A. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do Curso de Pedagogia/EAD. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre. v.8. 1.1. p. 143-167. jan./jun. 2005.

Carvalho, Marie Jane Soares; Nevado, Rosane Aragón; Menezes, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. In: Nevado, Rosane Aragón; Carvalho, Marie Jane Soares; Menezes, Crediné Silva de. (Orgs). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

Dewey, J. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Coleção Pesquisa Qualitativa. Artmed, Porto Alegre, 2009.

Freitas, L. D. C., Arruda, J. A., Falqueto, J. M. Z. Uso do software Nvivo® em investigação qualitativa: ferramenta para pesquisa nas ciências sociais, Atas CIAIQ2017, VI Congresso Ibero-Americano em Pesquisas Sociais, 2017.

Freire, Paulo; Faundez, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação: v. 15).

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

Jackson, N. Lifewide Learning, Education & Personal, Development e-book. CHAPTER A5 The Concept of Learning Ecologies. 2013.

Menezes, C. S. ; Castro-Jr, A. N. ; Aragón, R. Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede. In: Pimentel, Mariano; Sampaio, Fábio F.; Santos, Edméa O.. (Org.). Informática na Educação. 1ed. Porto Alegre: CEIE-SBC Série Informática na Educação, 2021, vol 5. p. 1-25.

Moraes, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

Piaget, J. O possível, o impossível e o necessário: as pesquisas em andamento ou projetadas no Centro Internacional de Epistemologia Genética. In: Leite, Luci B. (Org.) Piaget e a escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1992.

Piaget, J. Epistemologia Genética, Editora Martins Fonte, São Paulo - SP, 1978.

Turchielo, Luciana Boff; Aragón, Rosane. A formação do professor reflexivo em um curso a distância. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 701-723, jul. 2018. ISSN 2175-795X.

Turchielo, Luciana Boff; Aragón, Rosane. A formação reflexiva na pedagogia a distância: o que revelam os portfólios de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4935008, 2022.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ARAGÓN, Rosane; MENEZES, Crediné Silva de. A relevância do uso de tecnologias digitais na formação do Professor Reflexivo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 992-1002. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235252.