O Perfil dos Ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática para Internet e Redes de Computadores

  • Antonio Rege UFF / IFAC
  • Victor Vieira UFF / IFAC
  • Luciana Salgado UFF
  • José Viterbo UFF

Resumo


Este artigo analisa o perfil dos estudantes ingressantes nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática para Internet e Rede de Computadores, com foco nas habilidades de programação e pensamento computacional. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário a 59 estudantes do primeiro ano desses cursos no Instituto Federal do Acre. Os resultados revelaram que 61% dos estudantes são do gênero masculino e escolheram o curso devido à afinidade com computadores e tecnologias. Já as mulheres representam 37,3% do total e foram influenciadas por familiares e oportunidades de emprego, enquanto 1,7% não respondeu. Além disso, os estudantes provenientes de escolas públicas apresentaram baixa familiaridade com temas relacionados à informática. Em média, 82,46% dos estudantes relataram não possuir conhecimento prévio em conceitos relacionados à programação, enquanto 8,8% tiveram experiência com pensamento computacional.

Referências

Brasil (2008). Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. [link]. Acesso em: 26 de junho de 2023.

Brasscom (2021). Relatório de inteligência e informação. [link]. Acesso em: 29 de abril de 2023.

Carvalho, N. S. and Reis, F. M. (2018). Levantamento do perfil de estudantes ingressantes nos cursos de computação. Revista de Sistemas e Computação, 8(1):35–46.

Kitchenham, B. and Pfleeger, S. (2008). Personal Opinion Surveys, chapter 3, pages 63–92. Springer.

Lima, D., Borges, L. C., and Souza, W. (2018). Perfil dos estudantes da modalidade a distância no brasil: do levantamento bibliográfico aos dados. In Anais do II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Marques, D., Silva, A., Guedes, G., and Junior, C. R. S. (2021). Desempenho acadêmico e o ingresso no curso superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 51–60, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

MEC (2023a). Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. [link]. Acesso em: 25 de abril de 2023.

MEC (2022b). Normas sobre Computação na Educação Básica. [link]. Acesso em: 06 de abril de 2023.

MEC (2023c). Instituto cursos técnicos integrados. [link]. Acesso em: 10 junho de 2023.

Oliveira, A., Soares, A., Araujo, D., Silva, E., Soares, K., Santos, M., and Costa, C. (2023). Análise do perfil dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do ifac. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 465–475, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Triviños, A. N. Silva.(2011). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Publicado
06/11/2023
REGE, Antonio; VIEIRA, Victor; SALGADO, Luciana; VITERBO, José. O Perfil dos Ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática para Internet e Redes de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1069-1079. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234566.