Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022

  • Thiago N. Cestari UFRGS / IFFar
  • Patrícia F. da Silva UFRGS
  • Adonis Fracaro UFRGS / IFC
  • Fabrício Soares UFRGS / UERGS
  • Alex Mazzuco UFRGS / IFFar

Resumo


Este estudo visa caracterizar os recursos tecnológicos presentes nas escolas de ensino médio brasileiras, utilizando microdados dos censos educacionais da última década. Revela um entendimento fundamental da infraestrutura tecnológica para avaliar a etapa final da educação básica, podendo assim orientar educadores e gestores escolares nas decisões de investimento em capacitação e novas infraestruturas. A pesquisa se concentra principalmente em dados que descrevem o acesso à Internet e a disponibilidade de equipamentos tecnológicos nas escolas em uma perspectiva longitudinal e a situação atual. A análise mostrou uma tendência decrescente de escolas equipadas com laboratórios de informática e um aumento de laptops, possivelmente devido à aquisição de Chromebooks.

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Publicado
06/11/2023
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CESTARI, Thiago N.; SILVA, Patrícia F. da; FRACARO, Adonis; SOARES, Fabrício; MAZZUCO, Alex. Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1080-1089. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234855.