Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022
Resumo
Este estudo visa caracterizar os recursos tecnológicos presentes nas escolas de ensino médio brasileiras, utilizando microdados dos censos educacionais da última década. Revela um entendimento fundamental da infraestrutura tecnológica para avaliar a etapa final da educação básica, podendo assim orientar educadores e gestores escolares nas decisões de investimento em capacitação e novas infraestruturas. A pesquisa se concentra principalmente em dados que descrevem o acesso à Internet e a disponibilidade de equipamentos tecnológicos nas escolas em uma perspectiva longitudinal e a situação atual. A análise mostrou uma tendência decrescente de escolas equipadas com laboratórios de informática e um aumento de laptops, possivelmente devido à aquisição de Chromebooks.
Referências
Brasil (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9.394/96 LDB (atualizada). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. MEC, Brasília.
Brasil (2007) Portaria n.º 264, de 26 de março de 2007: Institui o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica como a última quarta-feira do mês de maio de cada ano. MEC, Brasília.
Brasil (2022) O Plano de Dados Abertos do Ministério da Educação para o biênio de 2022 – 2024. MEC, Brasília.
Brasil (2023a) Microdados do Censo Escolar da Educação Básica 2013 2022. MEC, INEP, Brasília. Disponível em: [link]. Acesso em: 24. jun. 2023.
Brasil (2023b) Resumo Técnico do Censo da Educação Básica 2022. MEC, INEP, Brasília.
Codes, A. L. M. D., e Araújo, H. E. (2022) Sistemas de acompanhamento e aconselhamento educacional no Brasil: reflexões para a política pública. Textos para Discussão. 2811. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, p1-20.
Ferreira, L. A., Rodrigues, R. L., e de Souza, R. N. (2021) “Dados abertos educacionais brasileiros: Um mapeamento sistemático da literatura”, In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1186-1195). SBC.
Fu, J. S. (2013) ICT in education: a critical literature review and its implications. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 9, p. 112-125.
Geglio, P. C., e Nascimento, J. A. (2023) A formação dos professores da educação básica: análise com base no censo escolar. Revista de Educação Pública, 32, 234-253.
Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M., e Forcier, L. B. (2016) Intelligence unleashed: An argument for AI in education. London: Pearson.
OECD (2020) PISA 2018 Results (Volume V): Effective Policies, Successful Schools, PISA, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/ca768d40-en.
Piauí (2022) Governo entrega Chromebooks a professores da rede estadual que agora terão mais facilidade na produção de conteúdos. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 jul. 2023.
Rio Grande do Sul (2022) Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Governo do Estado distribui 90 mil Chromebook para alunos de escolas estaduais. 2022. Elaborada por Lucas Barroso. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 jul. 2023.
Rosa, E. R., Ferreira, D.J., Silva, N.F.F. da e Assis, A. (2021) Estudo Exploratório através de Análises Longitudinais aplicados à Ciência da Computação a partir da Base de Dados do ENADE. Revista Brasileira de Informática na Educação. 29, 1463–1486.
Sahin, A., Top, N., e Delen, E. (2016) Teachers’ first-year experience with chromebook laptops and their attitudes towards technology integration. Technology, Knowledge and Learning, 21, 361-378.
Saraiva, R., Soares, P., Araújo, A., e Souza, J. (2023) “Análise descritiva dos microdados do Censo da Educação Superior do INEP para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil Um panorama 2015-2021”, In: Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 443-453). Porto Alegre: SBC.
Sorgatto, D., Nogueira, B., Cáceres, E., e Mongelli, H. (2021) Avaliação de classificadores para relacionar características escolares a indicadores educacionais, In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1232-1242). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/sbie.2021.218427.