Material didático para apoio ao ensino Pensamento Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental: parceria universidade-escola

  • Lucia Giraffa PUCRS
  • Margarete F. Santos Colégio Farroupilha

Resumo


Este artigo apresenta um dos resultados associados a um projeto que investigou as necessidades formativas dos professores de educação básica em relação ao desenvolvimento da Inteligência Digital buscando uma abordagem mais reflexiva e ampla no uso de tecnologias. O texto relata a experiência no desenvolvimento de materiais de apoio ao ensino de Pensamento Computacional para os anos iniciais do ensino fundamental, expresso por uma coleção de ebooks gratuitos disponibilizados em formato pdf, escritos em parceria com docentes das escolas.

Referências

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica [Tese de Doutorado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)]. Porto Alegre. [link].

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Brasil. Ministério da Educação. (2022). Base Nacional Comum Curricular. Computação. Complemento à BNCC. Brasília.

Martins, C.; Giraffa, L. M. M. (2020). Práticas pedagógicas remixadas: relações entre estratégias pedagógicas da cultura digital e formação docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, 18(2), 739-760. abr./jun. [link].
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GIRAFFA, Lucia; SANTOS, Margarete F.. Material didático para apoio ao ensino Pensamento Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental: parceria universidade-escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1293-1297. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235069.