Material didático para apoio ao ensino Pensamento Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental: parceria universidade-escola
Resumo
Este artigo apresenta um dos resultados associados a um projeto que investigou as necessidades formativas dos professores de educação básica em relação ao desenvolvimento da Inteligência Digital buscando uma abordagem mais reflexiva e ampla no uso de tecnologias. O texto relata a experiência no desenvolvimento de materiais de apoio ao ensino de Pensamento Computacional para os anos iniciais do ensino fundamental, expresso por uma coleção de ebooks gratuitos disponibilizados em formato pdf, escritos em parceria com docentes das escolas.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Brasil. Ministério da Educação. (2022). Base Nacional Comum Curricular. Computação. Complemento à BNCC. Brasília.
Martins, C.; Giraffa, L. M. M. (2020). Práticas pedagógicas remixadas: relações entre estratégias pedagógicas da cultura digital e formação docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, 18(2), 739-760. abr./jun. [link].