Gestão de Dados Educacionais após a COVID-19: Framework e Perspectivas para o Consumo de Dados na Educação Básica Brasileira
Resumo
Durante o período de pandemia ocasionado pela COVID-19, a busca por mecanismos eficientes para a gestão das escolas de Educação Básica no Brasil foi um dos desafios enfrentados. Esse estudo apresenta um framework sobre a complexidade dos dados escolares e como os gestores escolares, instituições e governo gerenciam esses dados. Dois grupos participaram da pesquisa, sendo um no Rio de Janeiro anterior à pandemia e outro em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, após a pandemia. Como resultado é possível perceber o quanto a importância e consumo de dados para a rotina da gestão eficiente de escolas. Este artigo propõe como contribuição um framework para identificar o consumo tecnológico de sistemas de gestão educacionais.
Referências
DRESCH, A. Desenvolvimento Científico Em Design Science Para a Engenharia De Produção: Formulações Conceituais E Análise Empírica. p. 268, 2018.
EBC. Agência Brasil. Censo Escolar: Matrículas na educação básica cresceram em 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 abr. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MEC orienta instituições sobre ensino durante pandemia. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 jan. 2021.
ORTIZ, A ELENA; EUSEBIO, JAVIER; ALFARO, MARCELO PEREZ, VASQUEZ, MADIERY; ZOIDO, P. Do Papel à Nuvem Como guiar a transformação digital dos Sistemas de Informação e Gestão Educacional (SIGED)BID. [s.l: s.n.].
PENTEADO, B.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Modelo de referência para dados abertos educacionais em nível macro. n. Cbie, p. 1808, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 8 jul. 2023.
VENABLE, J. R. Design science research post Hevner et al.: Criteria, standards, guidelines, and expectations. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics). Anais...2010