Monitoria Estudantil com Discord: Um Caminho para o Engajamento e Aprendizagem em Cursos de Computação EaD

  • Joselaine Valaski PUCPR
  • Joice de O. P. Tomaschitz PUCPR
  • Kelly Rafaela Otemaier PUCPR

Resumo


Este artigo relata a implementação e evolução de um projeto de monitoria estudantil em cursos tecnológicos EaD da área da computação. A iniciativa surgiu para oferecer suporte adicional ao estudante e estimular a colaboração e o engajamento em disciplinas com índices maiores de dificuldade. Por meio da combinação de atendimentos assíncronos, uso de plataformas de interação como o Discord e acompanhamento contínuo dos estudantes monitores, observou-se aumento no desempenho acadêmico e alta satisfação dos estudantes. Os resultados indicam a efetividade da estratégia e apontam caminhos para sua consolidação e expansão.

Referências

Cabral, M. B. L. and da Costa Brandão, M. A. (2021). Uso do discord como apoio à colaboração em projeto educacional na pandemia. Revista Ensino em Debate, 2(1):29–44.

Cortez, P. M. C., de Jesus, D. O., Bittencourt, R. A., and Marreiros, A. L. L. (2025). Metodologias ativas no ensino ead de algoritmos e programação para alunos do ensino médio. In Anais do 5o Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 391–403, Juiz de Fora/MG. Sociedade Brasileira de Computação.

Craig, C. D. and Kay, R. H. (2023). Examining the discord application in higher education: A systematic review of the literature. Journal of Digital Life and Learning, 2(2):52–66.

da Silva, A. R., Pereira, F. C., de S. Mendonça, R., de Almeida, R. G. M., dos S. Barbosa, E. H., and Delgado, K. V. (2025). Uma análise quantitativa dos determinantes da evasão no ensino superior ead. EaD Em Foco, 15(1):e2322.

de Paula, A. A., Bianchini, L. G. B., Bianchini, A. C. B., and da Silva, S. E. A. (2023). Indicadores da aprendizagem colaborativa na educação a distância: recursos digitais utilizados nos ambientes virtuais. Revista Brasileira de Iniciação Científica, 10:e023004.

Grossi, M. G. R. (2021). Usar tecnologias digitais nas aulas remotas durante a pandemia da covid-19? sim, mas quais e como usar? Olhar de Professor, 24:1–12. e-ISSN: 2178-3147.

Holanda, M., Castanho, C. D., Bandeira, I. N., and Da Silva, D. (2022). Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 13–25. SBC.

Junior, S. S., Vasconcelos, M., Luz, F., and Oliveira, G. (2024). Dificuldades no ensino de programação a distância: Uma análise no contexto da pós-graduação. In Anais do II Workshop de Educação a Distância and Ensino Híbrido, pages 31–38, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Jurgina, L., Júnior, L. R., and Torchelsen, R. (2023). Bora programar. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 199–209, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Kamraju, M., Krishnaiah, J., Durgesham, G., Shaba, N., Begum, S. A., Fatima, N., and Madhuri, Y. (2024). Exploring the impact of online education on higher education. ASEAN Journal of Educational Research and Technology, 3(1):27–36.

Kruglyk, V. S., Chorna, A. V., Serdiuk, I. M., and Marynov, A. V. (2021). Using the discord platform in the educational process. In Proceedings of the 2nd Myroslav I. Zhaldak Symposium on Advances in Educational Technology (AET 2021), pages 158–169.

Lauricella, S., Craig, C. D., and Kay, R. H. (2024). Examining the benefits and challenges of using discord in online higher education classrooms. Journal of Educational Informatics, 4(2):20–31.

Neto, E. M. B., Cabral, M. B. L., and Soares, M. C. (2024). Discord: Fomentando a aprendizagem significativa na era digital. Revista Ensino em Debate, 2(1):e2024006–e2024006.

Oliveira, D. d. C., Silva, K. C. d., and Lopes, G. H. R. (2021). Ferramentas de videoconferência para a realização de monitoria a distância. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 450–459. Sociedade Brasileira de Computação.

Pan, X. (2023). Online learning environments, learners’ empowerment, and learning behavioral engagement: The mediating role of learning motivation. SAGE Open, 13(4):1–18.

Pinheiro, D. and Bentes, T. (2025). A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior. Educação e Pesquisa, 51(00):e282497. Seção Temática - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais.

Vlachopoulos, D. and Makri, A. (2019). The effect of games and simulations on higher education: A systematic literature review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(1):1–21.
Publicado
24/11/2025
VALASKI, Joselaine; TOMASCHITZ, Joice de O. P.; OTEMAIER, Kelly Rafaela. Monitoria Estudantil com Discord: Um Caminho para o Engajamento e Aprendizagem em Cursos de Computação EaD. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 34-45. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.12995.