Prepara Enade: Plataforma Web para Apoiar o Desempenho dos Concluintes de Licenciatura em Computação em Conteúdos de Educação Especial e Inclusiva

  • Laissa Martins de Brito UEA
  • Fátima Souza do Nascimento UEA
  • Victor César S. Monteiro UEA
  • Andreza Bastos Mourão UEA

Resumo


Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web para apoiar a preparação de concluintes do curso de Licenciatura em Computação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O objetivo é reforçar conteúdos referente a Educação Especial e Educação Inclusiva. A experiência foi idealizada, planejada, executada e motivada pela dificuldade que os estudantes obtiveram no último exame. A plataforma contém simulados, ranking, pontuações e feedback imediato para reforçar e engajar a aprendizagem. Os resultados demonstraram que a plataforma potencializa e promove o ensino com qualidade e que os temas abordados são importantes para a formação de professores.

Referências

Barbosa, P. L. S. e. a. (2020). O uso continuado de ferramenta computacional baseada em questões do enade para a avaliação diagnóstica de alunos do curso de sistemas de informação: um estudo de caso. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1743–1752. SBC.

Brasil (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Brasília.

Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Acesso em: 14 dez. 2024.

BRASIL, M. (2022). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira (inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas.

Cruz, G. d. C. and Glat, R. (2014). Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, (52):257–273.

Damazio, G. N. D. O. e. a. (2023). Gamificando a preparação para o enade em cursos superiores de computação. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 44–45. SBC.

do Amaral, J. A. A. (2023). Using scratch to teach coding in massive online open courses: A systemic analysis. Journal of Problem Based Learning in Higher Education, 11(3):130–144.

El-Sabagh, H. A. (2021). Adaptive e-learning environment based on learning styles and its impact on development students’ engagement. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 18(1):53.

Ferreira, J. M., Teixeira, D. d. C., de Oliveira, A. C., Damasceno, L. C., de Freitas, F. C. C., da Silva, R. R., Alves, J. C., Calvi, G. A. N., Sombra, B. P., de Oliveira Júnior, A. W., and Ferreira, G. D. (2025). Tutoring and gamification: Innovative experiences for student engagement in distance education. ARACÊ, 7(4):20936–20955.

INEP (2024). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enade.

Melado, K. C., Pinto, A. H., and Thiengo, E. R. (2024). A disciplina de educação especial na perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em matemática: uma revisão sistemática de literatura. Caderno Pedagógico, 21(12):e11121–e11121.

Metelski, F. K., Santos, J. L. G. d., Cechinel-Peiter, C., Fabrizzio, G. C., Schmitt, M. D., and Heilemann, M. (2021). Teoria fundamentada construtivista: características e aspectos operacionais para a pesquisa em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 55:e03776.

Ribeiro, T., Junior, W. C., and Neto, W. C. B. (2022). Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do enade e poscomp. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 243–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sossai, R. A. C., Portes, C. S. V., Demuner, J. A., Fernandes, M. D. F., dos Santos, M. P. M., Maciel, R. C. A., Santos, S. M. A. V., and de Sousa, V. (2024). Aprendizagem online: Vantagens das mídias digitais segundo educadores e alunos. Revista Políticas Públicas & Cidades, 13(2):e1240–e1240.

Souza, M. E. L. d., Martins, O. A. d. S., Duarte, M. N. M., and Silva, M. R. d. (2021). Ensino hÍbrido e conectivismo: Desafios da educaÇÃo na atualidade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(3):80–87.
Publicado
24/11/2025
BRITO, Laissa Martins de; NASCIMENTO, Fátima Souza do; MONTEIRO, Victor César S.; MOURÃO, Andreza Bastos. Prepara Enade: Plataforma Web para Apoiar o Desempenho dos Concluintes de Licenciatura em Computação em Conteúdos de Educação Especial e Inclusiva. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 133-144. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13353.