MEPE e Robótica na Educação Infantil: Caminhos Metodológicos para o Pensamento Computacional
Resumo
Este artigo apresenta a aplicação da Metodologia para Elaboração de Produto Educacional (MEPE), fundamentada no Design Thinking, em uma proposta de Robótica para crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública da Serra/ES. Desenvolvido no projeto *OMITIDO*, o estudo articula Pensamento Computacional, Robótica Desplugada e Cultura Maker. Evidencia-se que a MEPE, ao centralizar a criança no processo criativo, favorece o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e comunicativo, consolidando a Robótica como linguagem expressiva e promotora de inovação pedagógica. A proposta fortalece o letramento digital na infância, com elevado potencial de replicação e impacto formativo na educação básica.
Referências
Brown, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.
Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Bernarda, G.; Smith A. Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras. São Paulo: HSM, 2014.
Papert, Seymour. (1996). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed.
Piaget, Jean. (1970). A epistemologia genética. Rio de Janeiro: Zahar.
Ries, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas, [tradução TextoEditores]. São Paulo, SP : Lua de Papel, 2012.
Sasseron, Lucia Helena. (2008). Alfabetização científica no ensino fundamental: a promoção de capacidades por meio de atividades de argumentação. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo.
Sasseron, Lucia Helena. (2012). Educação e Ciência: Um caminho para a alfabetização científica. Campinas: Papirus.
Silva, Keila Crystyna Brito; Souza, Ana Cláudia Ribeiro. MEPE: Metodologia para elaboração de produto educacional, 2018, 32 f. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2018.
Vygotsky, Lev Semenovich. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
