Minecraft na Educação em Engenharia de Software: Um relato interdisciplinar de aprendizagem baseada em projetos

  • Jefferson Rodrigo Speck Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


Este artigo descreve uma atividade de aprendizagem baseada em projeto com o Minecraft para aproximar teoria e prática em Engenharia de Software. Ao todo, 43 estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis e Administração participaram da criação, no ambiente virtual do jogo, de uma “cidade profissional” inspirada nas maquetes de uma Feira de Profissões. Os estudantes de Análise de Sistemas foram organizados em quatro equipes de trabalho, contando com o apoio de estudantes de Administração e Contábeis como especialistas de domínio. A mediação do docente foi essencial para alinhar prioridades, resolver conflitos e gerenciar o andamento do projeto. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas, além de fortalecer habilidades de comunicação, negociação e resiliência, e demonstrou potencial de reaplicação, gerou engajamento dos estudantes e apresentou resultados positivos na formação profissional.

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Publicado
24/11/2025
SPECK, Jefferson Rodrigo; BOSCARIOLI, Clodis. Minecraft na Educação em Engenharia de Software: Um relato interdisciplinar de aprendizagem baseada em projetos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 154-164. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13426.