Aproximando Crianças e Jovens do Universo do Hardware: Relato de Experiências e Práticas Docentes
Resumo
Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com uma turma do nono ano de uma escola pública, onde foram adotadas diversas práticas pedagógicas. As atividades abrangeram desde a manutenção básica até a montagem completa de um computador, visando proporcionar aos alunos um aprendizado prático em tecnologia e capacitá-los com habilidades aplicáveis no mundo real. Além de atender aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular, o projeto se fundamentou no currículo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Os resultados revelaram um grande interesse e engajamento por parte dos alunos, embora tenham surgido alguns desafios na implementação das abordagens adotadas.Referências
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NOÉ, Kátia Cilene Benjamim; DA SILVA BALBINO, Vanessa; PINTO, Sérgio Crespo CS. Inserindo algumas habilidades do Pensamento Computacional no Ensino de Jovens e Adultos por meio de Arquiteturas Pedagógicas virtuais. In: Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão . SBC, 2023. pág. 65-74.
SANTOS, Cristina Paludo; DA SILVA, Denilson; ROQUE, Alexandre; LIMA, Juliana Weinert de; BEN, Marina de Souza Dal. Tecendo Espaços e Experiências no Campo da Robótica Educacional para Fomentar o Interesse de Meninas pela área de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. p. 09-18.
STURMER, Carlos Rogerio; MAURICIO, Claudio Roberto Marquetto. Cultura maker: como sua aplicação na educação pode criar um ambiente inovador de aprendizagem/Maker culture: how its application in education can create an innovative learning environment. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 77070-77088, 2021.
THOMAS, Rodrigo; CAMBRAIA, Adão Caron. Ensino de programação e desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola. SBC, 2023. p. 763-773.
YAMANA, Daniella Naomi. O movimento maker e o sentido de lugar no fazer: o alcance da rede pública Fab Lab Livre SP na cidade de São Paulo. 2024. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
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YAMANA, Daniella Naomi. O movimento maker e o sentido de lugar no fazer: o alcance da rede pública Fab Lab Livre SP na cidade de São Paulo. 2024. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
FANZLAU, Camilla Luisa Rustick; FARIAS, Leandro Ventura; SANTOS, Cristina Paludo.
Aproximando Crianças e Jovens do Universo do Hardware: Relato de Experiências e Práticas Docentes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 176-185.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13461.
