Relatos de Experiências com a Plataforma Khan Academy para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

  • Luiz Carlos Moreira UFJF
  • Victor Ströele UFJF
  • Regina Braga UFJF
  • Liamara Scortegagna UFJF

Resumo


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm transformado o cenário educacional, exigindo novas abordagens pedagógicas. Este estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, é o relato de experiência com a plataforma Khan Academy como ferramenta complementar ao ensino de Matemática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo avaliou a potencialidade, usabilidade e interatividade da plataforma, bem como sua contribuição para a compreensão de conteúdos matemáticos e a extração de dados para acompanhamento do desempenho discente. A Khan Academy, com seus recursos de videoaulas, artigos e exercícios, demonstrou ser um ambiente promissor para promover a aprendizagem personalizada e auxiliar o trabalho docente, conforme corroborado por estudos anteriores sobre o uso de TDICs na educação.

Referências

Amaral, M. A., Almeida, L. D. A., Aguiar, K. D., Feliciano, M. T. F., Gomes, H. J. P., Machado, A. A., and Santos, M. R. A. D. (2023). Design de interação e os estudos em ciência, tecnologia e sociedade na formação docente continuada. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), WIE 2023, page 833–842. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Britto, N. P. and Furtado, E. S. (2023). Estratégias e desafios na adoção de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos docentes brasileiros durante a pandemia de covid-19. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), WIE 2023, page 1220–1229. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Dickinson, B. D. (2016). One-to-One Mobile Devices in Rural School Districts: A Mixed Methods Study Investigating the Impact of Khan Academy on Mathematics Achievement and Teacher Pedagogy. PhD thesis, Northwest Nazarene University. [link].

Eisermann, J. I. and Schulz, J. A. T. (2018). Khan academy: Tecnologia favorável à aprendizagem matemática. Ensino da Matemática em Debate, 5(2):186–200.

Filiz, T. and Güneş, G. (2023). A systematic review of instructional interventions applied to primary school students with mathematics learning difficulties. International Journal of Education and Literacy Studies, 11(4):281–296.

Hillmayr, D., Ziernwald, L., Reinhold, F., Hofer, S. I., and Reiss, K. M. (2020). The potential of digital tools to enhance mathematics and science learning in secondary schools: A context-specific meta-analysis. Computers & Education, 153:103897.

Johnson, J. A. (2013). Teaching interventions to increase mathematics achievement in elementary students with moderate to severe learning disabilities. [link].

Khan Academy (2022). Khan academy: a plataforma de ensino gratuita. [link]. Accessed: 2025-06-18.

Kuosa, K., Distante, D., Tervakari, A., Cerulo, L., Fernández, A., Koro, J., and Kailanto, M. (2016). Interactive visualization tools to improve learning and teaching in online learning environments. International Journal of Distance Education Technologies, 14(1):1–21.

Lawless, S., Fhloinn, N., Eabhnat, and Nolan, B. C. (2013). Project maths academy: Using khan academy’s exercise platform as an educational aid in a post-primary mathematics classroom. In Fifth Conference on Research in Mathematics Education (MEI5), MEI5 2013.

Nascimento, M. D. S., Felix, Z. C., Souza, E. P. R., and Nobrega, A. M. S. (2023). Tecnologias digitais no ensino-aprendizagem: uma análise da percepção dos professores quanto a utilização das tdics em um cenário de pandemia covid-19. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), WIE 2023, page 1058–1068. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Nguyen, T. C. and Le, C. T. (2020). A case study by using khan academy, an open-source environment. Vietnam Journal of Education, 4(4):22–27.

Ulum, H. (2023). The impact of khan academy learning platform on mathematics achievement in primary school fourth grade students. Necatibey Eğitim Fakültesi Elektronik Fen ve Matematik Eğitimi Dergisi, 17(Özel Sayı):530–552.

Vasconcelos, I. d. C. d., Andrade, A. N. d., and Negrão, F. d. C. (2020). Tecendo conhecimentos de multiplicaundefinedÃo com o uso da plataforma khan academy com alunos do 5º ano do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(3):435–448.

Vidergor, H. E. and Ben-Amram, P. (2020). Khan academy effectiveness: The case of math secondary students’ perceptions. Computers & Education, 157:103985.

Wang, Y.-H. (2020). Design-based research on integrating learning technology tools into higher education classes to achieve active learning. Computers & Education, 156:103935.
Publicado
24/11/2025
MOREIRA, Luiz Carlos; STRÖELE, Victor; BRAGA, Regina; SCORTEGAGNA, Liamara. Relatos de Experiências com a Plataforma Khan Academy para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 196-207. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13492.