Arquitetura Pedagógica com Histórias Digitais Cooperativas: Uma Experiência no Ensino de Polígonos Regulares
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de uma Arquitetura Pedagógica (AP) desenvolvida durante o período pandêmico (2021), voltada ao ensino de Geometria, com ênfase nos polígonos regulares, por meio da produção de histórias digitais cooperativas em ambientes virtuais. A pesquisa foi conduzida com uma turma do sétimo ano da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RS), fundamentando-se na Epistemologia Genética de Piaget e nas concepções de Arquiteturas Pedagógicas de Carvalho, Nevado e Menezes. Metodologicamente, a investigação baseou-se no modelo do Experimento de Ensino, com delineamento de abordagem mista, integrando instrumentos qualitativos e quantitativos. Em 2025, à luz das transformações do cenário pós-pandêmico, foi realizada uma análise reflexiva dos resultados, considerando o avanço do hibridismo educacional e a consolidação das TDICs nas práticas escolares. As contribuições pedagógicas da proposta evidenciam seu potencial para fomentar o protagonismo discente, o raciocínio geométrico, a cooperação e o letramento digital.
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