A metodologia de aprendizagem baseada em projetos aplicada à construção da atividade de prototipação de catapultas medievais em um espaço maker

  • Roger da Silva Pereira UERGS
  • Fabrícia Damando Santos UERGS

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o projeto interdisciplinar Farrogros, desenvolvido com turmas do 7º ano de uma escola da rede particular de Porto Alegre. A proposta teve como eixo central a construção de catapultas inspiradas na cultura medieval, integrando conteúdo das áreas de Matemática, História, Artes, Produção Textual e Cultura Maker. Por meio de uma abordagem baseada em projetos, o trabalho promoveu a aprendizagem significativa e contextualizada, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, a investigação histórica e a expressão artística. Além dos conhecimentos conceituais, o projeto incentivou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a colaboração, o protagonismo e a responsabilidade, em consonância com os princípios da BNCC. A experiência demonstrou o potencial da cultura maker e da interdisciplinaridade para tornar o processo educativo mais engajante, autoral e conectado com a realidade dos estudantes.

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Publicado
24/11/2025
PEREIRA, Roger da Silva; SANTOS, Fabrícia Damando. A metodologia de aprendizagem baseada em projetos aplicada à construção da atividade de prototipação de catapultas medievais em um espaço maker. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 245-253. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13509.