Uso de Kits LEGO Mindstorms EV3 para o Ensino Inicial de Robótica: Aplicação e Análise em um Curso de Extensão
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de um plano de atividades educacionais utilizando kits LEGO® Mindstorms EV3, e a sua implementação em curso de um projeto de extensão em uma universidade. O estudo visa à inclusão de um módulo inicial que introduza conceitos básicos de robótica e programação aos alunos, de forma estimulante e divertida. Uma pesquisa foi realizada com as escolas da região para analisar o cenário da robótica e da programação. Em seguida, o módulo inicial foi incluído no curso do projeto de extensão, e questionários foram elaborados para avaliar a eficácia do plano, juntamente com os resultados de um desafio proposto aos alunos. Ao final, foi obtido um resultado satisfatório dos alunos nos conceitos de programação e robótica, uma resposta positiva em relação ao uso dos kits e um bom desenvolvimento dos alunos com pouco conhecimento na área.Referências
Campos, F. R. et al. (2011). Currículo, tecnologias e robótica na educação básica.
Craig, J. J. (2004). Introduction to Robotics: Mechanics and Control. Pearson, 3rd edition.
De Almeida, M. E. B. (2008). Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA-Boletim de Educação Matemática, 21(29):99–129.
Diniz, R. and Santos, M. (2014). A utilização da robótica educacional lego® nas aulas de física do 1º ano do ensino médio e suas contribuições na aprendizagem. In Anais do Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de [link].
Franco, M. E., Barra, B. M., Moreira, R. A., and Dias, C. C. (2018). Grupo de estudo, pesquisa e extensão em robótica e automação como fator motivacional para estudantes de computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Galvão, A. P. et al. (2019). Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: Um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. PhD thesis, Dissertação (Mestrado em Educação)–Programa de Pós-Graduação em Educação . . . .
Lima, C. D. d. (2019). Robôs educacional lego® mindstorms: um recurso didático facilitador para o ensino de física. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
López-Belmonte, J., Segura-Robles, A., Moreno-Guerrero, A.-J., and Parra-Gonzalez, M.-E. (2021). Robotics in education: a scientific mapping of the literature in web of science. Electronics, 10(3):291.
Nesi, I. C., Nesi Junior, V., et al. (2014). Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio.
Santos, R., Sousa, B., Raiol, A., Cerqueira, P., and Bezerra, F. (2019). Uma proposta de método de ensino e relatos de experiências com a robótica educacional. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 111–120. SBC.
Silva, M. d. (2018). Robótica Educacional Livre: Um relato de prática no ensino fundamental. 2017. PhD thesis, Tese (Mestrado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . . . .
Veja, R. (2022). Robótica nas escolas: impacto pedagógico e futuro profissional — veja.
Craig, J. J. (2004). Introduction to Robotics: Mechanics and Control. Pearson, 3rd edition.
De Almeida, M. E. B. (2008). Tecnologias na educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA-Boletim de Educação Matemática, 21(29):99–129.
Diniz, R. and Santos, M. (2014). A utilização da robótica educacional lego® nas aulas de física do 1º ano do ensino médio e suas contribuições na aprendizagem. In Anais do Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, Argentina. Recuperado de [link].
Franco, M. E., Barra, B. M., Moreira, R. A., and Dias, C. C. (2018). Grupo de estudo, pesquisa e extensão em robótica e automação como fator motivacional para estudantes de computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Galvão, A. P. et al. (2019). Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: Um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. PhD thesis, Dissertação (Mestrado em Educação)–Programa de Pós-Graduação em Educação . . . .
Lima, C. D. d. (2019). Robôs educacional lego® mindstorms: um recurso didático facilitador para o ensino de física. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
López-Belmonte, J., Segura-Robles, A., Moreno-Guerrero, A.-J., and Parra-Gonzalez, M.-E. (2021). Robotics in education: a scientific mapping of the literature in web of science. Electronics, 10(3):291.
Nesi, I. C., Nesi Junior, V., et al. (2014). Robótica educacional: uma proposta curricular para o ensino médio.
Santos, R., Sousa, B., Raiol, A., Cerqueira, P., and Bezerra, F. (2019). Uma proposta de método de ensino e relatos de experiências com a robótica educacional. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 111–120. SBC.
Silva, M. d. (2018). Robótica Educacional Livre: Um relato de prática no ensino fundamental. 2017. PhD thesis, Tese (Mestrado em Educação)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . . . .
Veja, R. (2022). Robótica nas escolas: impacto pedagógico e futuro profissional — veja.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
NOGUEIRA, J. Alexandre Munis; MARTINS, Henrique de A.; BARBOSA, Armando Vinicius B.; MELO, Reuber Regis de; SOARES, Pablo Luiz B..
Uso de Kits LEGO Mindstorms EV3 para o Ensino Inicial de Robótica: Aplicação e Análise em um Curso de Extensão. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 311-321.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13042.
