Um Relato de Experiência sobre Conceitos de Robótica com Arduino: Analisando uma Abordagem Apoiada na Aprendizagem Baseada em Projetos

  • Luiz Felipe Lopes da Silva UFRPE
  • Ezildo Barbosa de Lima Filho UFRPE
  • Yan Siqueira de Carvalho Leitão UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.

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Publicado
24/11/2025
SILVA, Luiz Felipe Lopes da; FILHO, Ezildo Barbosa de Lima; LEITÃO, Yan Siqueira de Carvalho; RODRIGUES, Rodrigo Lins; FALCÃO, Taciana Pontual. Um Relato de Experiência sobre Conceitos de Robótica com Arduino: Analisando uma Abordagem Apoiada na Aprendizagem Baseada em Projetos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 333-345. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13143.