Promovendo o Pensamento Computacional entre Meninas Gaúchas: Uma Experiência Prática no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma oficina de Introdução ao Pensamento Computacional realizada com alunas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual. A iniciativa buscou incentivar o interesse pelas áreas de ciências exatas e tecnologia, por meio de atividades práticas de programação em blocos na plataforma Scratch. As participantes demonstraram alto engajamento, com sete delas finalizando projetos completos. A principal contribuição deste estudo foi a utilização de metodologias práticas, tornando o aprendizado mais acessível e estimulante. Destaca-se, ainda, que os jogos desenvolvidos podem servir de modelo para que outros professores e pesquisadores repliquem a experiência em diferentes contextos educacionais.Referências
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018). Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de julho de 2024.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Gomes, A.; Mendes, A. J. N. (2007). Learning to program—difficulties and solutions. International Conference on Engineering Education, p. 1–5.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2024). Censo Brasileiro de 2024. Rio de Janeiro: IBGE.
Lahtinen, E.; Ala-Mutka, K.; Järvinen, H. M. (2005). A study of the difficulties of novice programmers. 10th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, p. 14-18.
Ortiz, J. D. S. B.; Oliveira, C. M.; Pereira, R. (2018). Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional? Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 520-529.
Ribeiro, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.
Silva, Carla Adriana Ferreira Da; Matos, Ecivaldo De Souza; Zabot, Diego; Mota Dias, Gracielle Oliveira; Santos, Juliana Maria Oliveira dos. “O Jogo é a Prova!”: um relato sobre o uso de jogo educacional articulado ao raciocínio computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 33, p. 130–151, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.3323
Silva, R. S.; Pereira, C. P. Prática do Pensamento Computacional e da Aprendizagem Criativa na Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 925–955, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2866.
Von Wangenheim, Christiane; Fonseca, Fernanda Reis; Wiedemann, Vanessa; Wilson, Vinicius. Desenvolvimento e avaliação de um jogo de tabuleiro para ensinar o conceito de algoritmos na Educação Básica. Workshop de Informática na Escola, v. 10, p. 1339–1353, 2019. DOI: 10.5753/wie.2019.31077.
Yadav, A.; Stephenson, C.; Hong, H. (2017). Computational thinking for teacher education. Communications of the ACM, v. 60(4), p. 55-62.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Gomes, A.; Mendes, A. J. N. (2007). Learning to program—difficulties and solutions. International Conference on Engineering Education, p. 1–5.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2024). Censo Brasileiro de 2024. Rio de Janeiro: IBGE.
Lahtinen, E.; Ala-Mutka, K.; Järvinen, H. M. (2005). A study of the difficulties of novice programmers. 10th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, p. 14-18.
Ortiz, J. D. S. B.; Oliveira, C. M.; Pereira, R. (2018). Aspectos do Contexto Sociocultural dos Alunos estão Presentes nas Pesquisas para Ensinar Pensamento Computacional? Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 520-529.
Ribeiro, L. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.
Silva, Carla Adriana Ferreira Da; Matos, Ecivaldo De Souza; Zabot, Diego; Mota Dias, Gracielle Oliveira; Santos, Juliana Maria Oliveira dos. “O Jogo é a Prova!”: um relato sobre o uso de jogo educacional articulado ao raciocínio computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 33, p. 130–151, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.3323
Silva, R. S.; Pereira, C. P. Prática do Pensamento Computacional e da Aprendizagem Criativa na Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 925–955, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2866.
Von Wangenheim, Christiane; Fonseca, Fernanda Reis; Wiedemann, Vanessa; Wilson, Vinicius. Desenvolvimento e avaliação de um jogo de tabuleiro para ensinar o conceito de algoritmos na Educação Básica. Workshop de Informática na Escola, v. 10, p. 1339–1353, 2019. DOI: 10.5753/wie.2019.31077.
Yadav, A.; Stephenson, C.; Hong, H. (2017). Computational thinking for teacher education. Communications of the ACM, v. 60(4), p. 55-62.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
JARDIM, Rafaela; GOMES, Raquel Salcedo; MUTZ, Andresa; SOTEL, Isadora.
Promovendo o Pensamento Computacional entre Meninas Gaúchas: Uma Experiência Prática no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 427-436.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13383.
