Promovendo o Pensamento Computacional entre Meninas Gaúchas: Uma Experiência Prática no Ensino Fundamental

  • Rafaela Jardim UFRGS / IFRS
  • Raquel Salcedo Gomes IFRS
  • Andresa Mutz IFRS
  • Isadora Sotel IFRS

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma oficina de Introdução ao Pensamento Computacional realizada com alunas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual. A iniciativa buscou incentivar o interesse pelas áreas de ciências exatas e tecnologia, por meio de atividades práticas de programação em blocos na plataforma Scratch. As participantes demonstraram alto engajamento, com sete delas finalizando projetos completos. A principal contribuição deste estudo foi a utilização de metodologias práticas, tornando o aprendizado mais acessível e estimulante. Destaca-se, ainda, que os jogos desenvolvidos podem servir de modelo para que outros professores e pesquisadores repliquem a experiência em diferentes contextos educacionais.

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Publicado
24/11/2025
JARDIM, Rafaela; GOMES, Raquel Salcedo; MUTZ, Andresa; SOTEL, Isadora. Promovendo o Pensamento Computacional entre Meninas Gaúchas: Uma Experiência Prática no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 427-436. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13383.