Microcontroladores, sensores e atuadores no estudo de Circuitos Elétricos e Espectro Eletromagnético: Projetos de Robótica Educacional no ensino Médio
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática utilizando microcontroladores, sensores e atuadores no ensino de Circuitos Elétricos e do Espectro Eletromagnético no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi aplicada com estudantes de um Colégio Estadual, organizada pela Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. As atividades envolveram simulações, montagem de circuitos e desenvolvimento de projetos autorais. Os resultados indicam que a integração entre teoria e prática, aliada à Robótica Educacional e ao Pensamento Computacional, promove aprendizagem significativa, desenvolvimento de habilidades técnicas, pensamento crítico e autonomia, alinhados às diretrizes da BNCC e da SBC.Referências
Alves, E. R.; Silva, J. C.; Valente, W. M.; Balieiro, A. M. (2024). Um relato de experiência: Ensino de programação e eletrônica básica através de oficinas de robótica em escola pública de nível fundamental e médio. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 299-308. DOI: 10.5753/sbie.2024.242109.
Arruda, J. P. S.; Rocha, P. H. D. M.; França, R. S. K.; Pinto, V. H. S. C. (2024). Explorando a robótica para mitigar desafios comportamentais e de aprendizado em programação na graduação. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 243-250. DOI: 10.5753/sbie.2024.242728.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.
Feitoza, C. A.; Cunha, B. C. A. (2024). A robótica como ferramenta de desenvolvimento pedagógico no ensino fundamental I. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 925-934. DOI: 10.5753/sbie.2024.242602.
Gerhardt, T. E.; Silveira, D.T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Hemann, Leonam Vieira. Contribuições do Uso de Microcontroladores, Sensores e Atuadores Em Aulas De Linguagem Matemática e Tecnologia Para Aprendizagem de Conceitos do Espectro Eletromagnético. 2024. 155f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS.
Hemann, Leonam Vieira; Bulegon, Ana Marli. Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 439-450. DOI: 10.5753/wie.2023.234775.
Pereira, R.; Portella, F. O.; Ferri, M. (2024). O desenvolvimento do pensamento computacional por meio do Clube de Inovadores. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 144-153. DOI: 10.5753/sbie.2024.242434.
Rodrigues, G. D. S.; Aragón, R. (2024). Oficinas de robótica educacional para estudantes em distorção idade-série: Contribuições para aprendizagem cooperativa. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 484-493. DOI: 10.5753/sbie.2024.242673.
SBC – Sociedade Brasileira de Computação. (2019). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.
Silva, R. C.; Magalhães Netto, J. F.; Menezes, M. F.; Lopes, A. M. M. (2024). Percepções dos estudantes sobre um laboratório remoto de ensino de robótica e programação: ERPLab. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 951-960. DOI: 10.5753/sbie.2024.242610.
Teixeira, D. C. S.; Alves, E. J. S.; Lima Filho, E. B.; Silva Junior, M. G.; Nipo, D. T.; Rodrigues, R. L. (2024). Ensinando robótica com gamificação no Ensino Fundamental II. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 1000-1010. DOI: 10.5753/sbie.2024.242676.
Arruda, J. P. S.; Rocha, P. H. D. M.; França, R. S. K.; Pinto, V. H. S. C. (2024). Explorando a robótica para mitigar desafios comportamentais e de aprendizado em programação na graduação. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 243-250. DOI: 10.5753/sbie.2024.242728.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.
Feitoza, C. A.; Cunha, B. C. A. (2024). A robótica como ferramenta de desenvolvimento pedagógico no ensino fundamental I. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 925-934. DOI: 10.5753/sbie.2024.242602.
Gerhardt, T. E.; Silveira, D.T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Hemann, Leonam Vieira. Contribuições do Uso de Microcontroladores, Sensores e Atuadores Em Aulas De Linguagem Matemática e Tecnologia Para Aprendizagem de Conceitos do Espectro Eletromagnético. 2024. 155f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria - RS.
Hemann, Leonam Vieira; Bulegon, Ana Marli. Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 439-450. DOI: 10.5753/wie.2023.234775.
Pereira, R.; Portella, F. O.; Ferri, M. (2024). O desenvolvimento do pensamento computacional por meio do Clube de Inovadores. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 144-153. DOI: 10.5753/sbie.2024.242434.
Rodrigues, G. D. S.; Aragón, R. (2024). Oficinas de robótica educacional para estudantes em distorção idade-série: Contribuições para aprendizagem cooperativa. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 484-493. DOI: 10.5753/sbie.2024.242673.
SBC – Sociedade Brasileira de Computação. (2019). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.
Silva, R. C.; Magalhães Netto, J. F.; Menezes, M. F.; Lopes, A. M. M. (2024). Percepções dos estudantes sobre um laboratório remoto de ensino de robótica e programação: ERPLab. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 951-960. DOI: 10.5753/sbie.2024.242610.
Teixeira, D. C. S.; Alves, E. J. S.; Lima Filho, E. B.; Silva Junior, M. G.; Nipo, D. T.; Rodrigues, R. L. (2024). Ensinando robótica com gamificação no Ensino Fundamental II. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024), pp. 1000-1010. DOI: 10.5753/sbie.2024.242676.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
HEMANN, Leonam Vieira; BULEGON, Ana Marli.
Microcontroladores, sensores e atuadores no estudo de Circuitos Elétricos e Espectro Eletromagnético: Projetos de Robótica Educacional no ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 534-543.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13514.
