Robótica Educacional e o Ensino de Computação em Práticas Interdisciplinares Baseadas na Abordagem STEAM em um Espaço Não-Formal

  • Natália Ferreira Ramos UEA
  • Eduardo de Andrade Mendonça UEA
  • José Paulo Palheto Melo UEA
  • Genarde Macedo Trindade UEA

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo explorar o uso da Robótica Educacional (RE) como ferramenta pedagógica no ensino de Computação, empregando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para adolescentes em um espaço não-formal, especificamente na Biblioteca Comunitária Maria Dolores, em Itacoatiara-AM. A metodologia qualitativa incluiu revisão bibliográfica, formulação da proposta, planejamento do estudo, execução de atividades práticas de RE e análise dos resultados. Os resultados destacaram o impacto positivo no interesse e motivação dos adolescentes, além de identificar desafios e limitações na implementação das metodologias propostas.

Referências

Bergamaschi, C. L., Lima Gonçalves, M. A. C., Pires Campos, C. R., & Lyra Silva Passos, M. (2022). O uso da metodologia STEAM em sala de aula na dimensão da educação ambiental no currículo: Reflexões iniciais. Revista Pedagógica, 24(1), 1– 26.

Cruz, A. C. L., & colaboradores. (2023). STEAM e a Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma proposta para a disciplina de Iniciação Científica no Ensino Médio.

Duarte, D. P. do R. T., Rodrigues, L. G., & Hattum, T. de S. (2023). A influência do ensino superior na formação do espírito empreendedor: Estudo de caso sobre as empresas filhas da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (TCC, Orientação de Leandro Tiago Manêra). Universidade Estadual de Campinas.

Fernandes, N. M. M. C., & Zanon, D. A. V. (2022). Integração entre robótica educacional e abordagem STEAM: desenvolvimento de protótipos sobre a temática responsabilidade social e sustentabilidade. Dialogia, 40, e21600.

Franco, J. S. dos S., Santana, D. de O., & Leite Júnior, J. C. (2020). Hello World!: Aprendizagem de computação em espaço educativo não-formal. Revista Tecnologias na Educação, 12(33), 111-126.

Gama, L. F. (2021). Análise de metodologias ativas no ensino de matemática: uma proposta de utilização de tecnologias no ensino remoto (Trabalho de conclusão de curso, Instituto Federal da Paraíba).

Giacomini, R. (2024). Integração da robótica com um olhar STEAM para potencializar a aprendizagem (Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Fronteira Sul).

Leitis Júnior, A. (2018). A biblioteca enquanto campo de educação não formal (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário Internacional - UNINTER, Curitiba.

Ling, L. C. A., & Oliveira, D. (2023). Tecnologias no ensino da matemática em uma experiência com a robótica educacional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(7), 918-938.

Oliveira, S. B. D. (2023). Robótica educacional: sequência didática para introdução ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o BBC Micro:Bit no 9º ano do ensino fundamental. Teses e Dissertações PPGECIM.

Santos, R. C., & Silva, M. D. (2020). A Robótica Educacional: Entendendo Conceitos. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., 13(3), 345-366.

Santos, R. de A., & da Silva, M. D. F. (2023). As Tecnologias Digitais e o Fazer Docente na Rede Municipal de Vitória da Conquista/BA na Pandemia de Covid-19. Revista Ensin@ UFMS, 4(8), 640-659.

Silva Filho, F. B. da. (2023). A gamificação e o professor reflexivo de robótica educacional: um estudo de caso.

Silva, J. G. S., & Santos, R. (2021). Contribuições de um espaço não formal para a promoção de ensino escolar contextualizado e interdisciplinar à luz da BNCC. ACTIO: Docência e Cibercultura, 6(1), 1-23.

Silva, M. L. C., & colaboradores. (2022). Aprendizagem ativa: educação STEAM e o uso das tecnologias digitais.

Vale, C. A. F. (2020). Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos (Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
Publicado
24/11/2025
RAMOS, Natália Ferreira; MENDONÇA, Eduardo de Andrade; MELO, José Paulo Palheto; TRINDADE, Genarde Macedo. Robótica Educacional e o Ensino de Computação em Práticas Interdisciplinares Baseadas na Abordagem STEAM em um Espaço Não-Formal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 577-587. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13570.