Robótica Educacional e o Ensino de Computação em Práticas Interdisciplinares Baseadas na Abordagem STEAM em um Espaço Não-Formal
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo explorar o uso da Robótica Educacional (RE) como ferramenta pedagógica no ensino de Computação, empregando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para adolescentes em um espaço não-formal, especificamente na Biblioteca Comunitária Maria Dolores, em Itacoatiara-AM. A metodologia qualitativa incluiu revisão bibliográfica, formulação da proposta, planejamento do estudo, execução de atividades práticas de RE e análise dos resultados. Os resultados destacaram o impacto positivo no interesse e motivação dos adolescentes, além de identificar desafios e limitações na implementação das metodologias propostas.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
RAMOS, Natália Ferreira; MENDONÇA, Eduardo de Andrade; MELO, José Paulo Palheto; TRINDADE, Genarde Macedo.
Robótica Educacional e o Ensino de Computação em Práticas Interdisciplinares Baseadas na Abordagem STEAM em um Espaço Não-Formal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 577-587.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13570.
