Formação docente para o ensino-aprendizagem de Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos com Poesia Compilada

  • Soraya Roberta dos Santos Medeiros UFPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco UFPE

Resumo


Este trabalho apresenta um projeto-piloto para a formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos com Pensamento Computacional utilizando Poesia Compilada. Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. As aulas formativas abertas para professores de todo o Brasil aconteceram ao longo de um mês de forma síncrona e assíncrona por meio do ecossistema Google Classroom e Meet. Os resultados demonstram um conhecimento intermediário no ensino de algoritmos na EJA, por outro lado, ainda incipiente no campo de aplicação do método Paulo Freire por parte de alguns docentes. Por fim, sugere-se a adoção de ambientes e plataformas online de modo que se consiga aumentar a abrangência de público.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação docente, Educação de Jovens e Adultos, Poesia Compilada

Referências

Andrade, A. P. V., Medeiros, I. G. M., Medeiros, S. R. S. (2017). Ensino de algoritmos com Poesia Compilada: experiências em turmas iniciais no Bacharelado em Sistemas de InformaçãoII Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017) Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba – Brasil 18, 19 e 20 de maio de 2017.

Arroyo, M. (2006). Formar educadores de jovens e adultos. In: SOARES, L. (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/UNESCO.

Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite. Do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes.

Brackmann, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. (2017). 226 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre-RS.

Barbosa, J. C. S. (2025). Desafios e estratégias na educação matemática para jovens e adultos (EJA): uma revisão sistemática da literatura. Práticas Educativas, Memórias E Oralidades - Rev. Pemo, 7, e14472. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14472

Brasil. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. [link].

Cunha, O., Ritter, N., Marques e Lima (2024). Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista|Belo Horizonte, v.40, e39442. DOI: 10.1590/0102-469839442.

Di Pierro, M. C., Galvão, A. M. de O. (2007). O preconceito contra o analfabeto. São Paulo, SP: Cortez.

Ferrarini, R., Saheb, D., & Torres, P. L. (2019). Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação Em Questão, 57(52). DOI: 10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762

Filippo, D.; Roque, G., Pedrosa, S. Pesquisa-ação: possibilidades para a Informática Educativa. In: Pimentel, M., Santos, E. (org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem qualitativa. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 3) Disponível em: [link]

Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido. 91. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2020). Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Hammond, M.; Wellington, J. (2013). Research Methods: The Key Concepts. London: Routledge.

Medeiros, S. R. S. et al. (2018a). Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola (WIE). SBC, 2018. p. 381-390.

Medeiros, S. R. S., Rabelo, H., Nunes, I., G. Garcia, T. C. M., Medeiros, F., de Souza Rabelo, D. S., & Medeiros, A. (2018b, October). Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia (): Relato de experiência. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 7, n.1, p. 341).

Medeiros, S. R. S. et al. (2019). Proposta de Redesign da plataforma Poesia Compilada acessível para pessoas com deficiência visual/baixa visão para a difusão do Pensamento Computacional. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), v. 30, n. 1, p. 1141.

Medeiros, S. R. S.; Martins, C. A.; Madeira, C. A. G. (2020). Contextualizando as atividades desplugadas para aumentar o engajamento das crianças. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). SBC, 2020. p. 1543-1552.

Medeiros, S. R. S., & Martins, C. A. (2021). Como possibilitar a integração do método Paulo Freire à Formação de Professores da EJA em Pensamento Computacional?. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(2), 386-395.

Noffs, N. (2025). Educação de jovens e adultos: sonhos e desafios. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 7(14), 17-24. [link].

Nóvoa, A. (1998). O passado e o presente dos professores. In: Nóvoa, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora.

Ortiz, J., Pereira, R. Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos: desafios e oportunidades. (2016). Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1069, out. 2016.

Petri, L., Klock, A., & Gasparini, I. (2023). O uso da gamificação e das teorias freireanas na Educação de Jovens e Adultos: um mapeamento sistemático. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, (pp. 1205-1219). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wie.2023.234830

Luz, S., & Lucas, E. (2024). Robótica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): relato de uma experiência formativa. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, (pp. 724-729). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wie.2024.242432

Silva, A., de Miranda Oliveira, G., & Tavares, C. (2024). Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: um relato sobre ações de reconhecimento e combate a riscos virtuais. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, (pp. 11-21). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wie.2024.241598

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, p. 33-35, mar. Disponível em: [link].
Publicado
24/11/2025
MEDEIROS, Soraya Roberta dos Santos; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Formação docente para o ensino-aprendizagem de Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos com Poesia Compilada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 620-631. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13347.